Representantes das redes Colcci, Doctor Feet e iGUi Piscinas e da ABF participaram de uma série de reuniõesAgenda realizada na capital São José contou com a participação das marcas Colcci, Doctor Feet e iGUi Piscinas
A ABF organizou uma inédita missão comercial à Costa Rica, levando mais uma vez empresas do franchising brasileiro para conhecerem ou ampliarem sua atuação em outros países. Integrando a delegação, representantes das redes Colcci, Doctor Feet e iGUi Piscinas cumpriram uma rica agenda de reuniões de matchmaking (rodada de negócios dirigida), personalizada para cada marca. Além disso, os executivos tiveram a a oportunidade de conhecer o mercado local, através de visitas técnicas a shopping centers e reuniões com órgãos do governo, da Câmara de Comércio e especialistas no setor de franquias costarriquenho. Realizada de 4 a 7 maio na capital São José, a missão foi conduzida por Ricardo Camargo, assessor internacional e Vanessa Fiabane, coordenadora internacional da entidade.
“Temos intensificado os esforços para que as marcas brasileiras invistam em sua internacionalização, pois há espaço, oportunidade e mercado para que o franchising do Brasil amplie significativamente sua participação no exterior. Considerando ainda o cenário de retração do mercado interno, o momento para exportar é mais do que oportuno”, declarou Camargo.
Dentre as atividades, o grupo teve reuniões com as administradoras de dois grandes centros comerciais de São José: City Place, mais novo empreendimento, que está em fase final de construção, e Passeo de las Flores.
Em um encontro com a Franquiciarte, consultoria especializada em franquias, os franqueadores brasileiros tiveram acesso a dados e informações sobre o franchising na Costa Rica, tanto nos aspectos legais quanto de gestão.
Já na Embaixada Brasileira em São José, a delegação reuniu-se com a embaixadora Maria Dulce Silva Barros para conhecer o apoio oferecido pelo governo brasileiro para as empresas nacionais que querem fazer negócios no país da América Central.
O grupo realizou, ainda, uma visita técnica guiada ao Multiplaza Escazu, maior e mais luxuoso shopping da capital costarriquenha, com mais de 350 lojas.
Cúpula de Franquias e reunião da FIAF
Encerrando as atividades, nos dias 6 e 7 a delegação brasileira esteve no II Cumbre de Franquicias da Costa Rica, cúpula que promoveu palestras sobre o mercado centro-americano, além de rodadas de negócios entre as marcas brasileiras, potenciais investidores e fornecedores para esse mercado.
Logo após a missão, os representantes da ABF, Ricardo Camargo, assessor internacional da entidade e secretário geral da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF), Fernando Tardioli, diretor institucional da Associação e secretário jurídico da FIAF, e Vanessa Fiabane, coordenadora internacional da ABF e do projeto com a Apex-Brasil seguiram com a programação oficial da 1ª reunião de 2015 da Federação.
Na pauta do encontro, os representantes da ABF transmitiram informações atualizadas a respeito da indústria do franchising no Brasil e debateram temas de interesse do setor no cenário ibero-americano.