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Franchising americano no centro das discussões no Pós-IFA 2024

Franchising americano no centro das discussões no Pós-IFA 2024
Tom Moreira Leite, presidente da ABF, na abertura do Pós-IFA 24: a IA em foco na Convenção e sua utilização na prática

Conteúdo e insights trazidos pelo Grupo ABF da Convenção anual da IFA, maior evento do franchising mundial, foram apresentados por um time de especialistas de forma híbrida.

Mais uma vez, o franchising aterrissou no Auditório Santander para debater as principais tendências e novidades do setor que foram apresentadas na IFA 2024, que aconteceu em fevereiro último em Las Vegas (EUA). A convenção anual da International Franchise Association é o maior evento do setor de franquias mundial.

O Pós-IFA, evento já tradicional do calendário da ABF, também foi transmitido online alcançando cerca de 200 participantes.

De acordo com Tom Moreira Leite (Grupo Trigo), presidente da ABF, o evento anual da IFA continua sendo imperdível para quem atua no setor de franchising. “A inteligência artificial não poderia deixar de ser protagonista também desse evento, mas tivemos a oportunidade de ver na prática a utilização dessa nova tecnologia por marcas renomadas”, disse.

Além disso, ainda segundo o presidente, o mercado americano continua sendo referência em franchising e as visitas técnicas promovidas pelo grupo da ABF comprovaram essa liderança. O grupo visitou as marcas Dine Brands | IHOP, Freddy’s Frozen Custard & Steakburgers, PET Depot, School Of Rock e The Joint Chiropratic.

Em sua apresentação, Moreira Leite compartilhou o panorama do mercado americano e os motivos pelos quais o franchising está atraindo fundos de private equity. “Além das franqueadoras, nos EUA, os fundos já estão investindo também em grupos de multifranqueados”, observou.

O executivo trouxe também temas globais discutidos em Las Vegas que merecem atenção dos empresários, tais como: eventos políticos, conflitos geopolíticos, movimento das taxas de juros, inflação no preço da energia e comportamento das novas gerações.

Ao contrário desses fatores externos, que são incontroláveis, o que, segundo ele, o franqueador tem de lição de casa e que é capaz de fazer a diferença nos negócios é a estruturação e a estratégia de dados.

Ao encerrar sua participação, o presidente da ABF trouxe à tona a importância da escuta ativa das marcas para as demandas das novas gerações sobre temas como saúde mental, diversidade & inclusão e preservação do meio ambiente.

ABF IFA
André Belz, diretor da ABF Regional Sul, e Caroline Bittencourt (Grupo BITTENCOURT): principais pontos de desenvolvimento em que o franqueador pode ajudar a potencializar os resultados dos franqueados e da rede como um todo

Apoio do franqueador para o desenvolvimento dos franqueados
Andre Belz (Rockfeller Language Center), diretor regional da ABF Sul, e Caroline Bittencourt (Grupo BITTENCOURT) fizeram um resumo do que viram na IFA e detalharam aos participantes quais os principais pontos de desenvolvimento em que o franqueador pode ajudar a potencializar os resultados dos franqueados e da rede de forma geral.

Eles agruparam em cinco tópicos os principais desafios dos franqueadores em relação ao engajamento e performance dos franqueados. São eles: Comunicação Aberta e Colaboração; Identidade de Marca e Suporte de Marketing; Tecnologia para Eficiência e Insights; Benchmark e Aprendizagem entre Pares, e Educação Continuada.

“Tudo o que vimos e ouvimos na IFA, tanto nas palestras como nos momentos de networking, transformamos em insights”, afirmou o diretor da ABF.  “Para os franqueadores americanos o consultor de campo continua sendo a peça mais importante da franqueadora”, ressaltou.

Entre os desafios está equalizar o número de consultores por franqueados e focar naqueles que realmente têm chance de desenvolvimento, sem esquecer daqueles que já performam bem. Para Belz, “é preciso reconhecer quando o negócio não vai bem e ter conversas difíceis com os franqueados que performam abaixo do esperado pela rede”.

Depois de algumas visitas técnicas, Carol Bittencourt apresentou uma nova figura que surgiu nos Estados Unidos: o Profit Coach, profissional responsável por analisar e orientar os franqueados para aumentar a lucratividade das unidades franqueadas.

Uma das principais lições desses profissionais é encarar o franqueado como um empresário parceiro da franqueadora e não como um funcionário ou um cliente.

Fotos: Marcelo Justo