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Expo Franchising ABF Rio 2021 marca retorno do evento físico com qualidade e diversidade de redes

Expo Franchising ABF Rio 2021 marca retorno do evento físico com qualidade e diversidade de redes
Público em um dos corredores da Expo Franchising ABF Rio 2021: busca pelo negócio próprio

1ª feira de franquias oficial e presencial desde o início da pandemia, a Expo Franchising ABF Rio, realizada pela Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro marcou movimento de retomada do setor.

18/11/2021

A Expo Franchising ABF Rio 2021, primeira feira oficial e presencial de franquias desde o início da pandemia de Covid-19, marcou a retomada e o retorno dos eventos físicos do setor.

Realizada de 11 a 13 deste mês, a Expo contou com mais de 200 marcas e mais de 12 mil visitantes, e chamou a atenção pela qualidade, tanto pelas marcas participantes, quanto pela infraestrutura e organização. A feira foi uma iniciativa da Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro, sob organização e promoção da 2Lados eventos.

A coragem dos empreendedores também ficou em evidência no evento. “Todos nós empresários brasileiros somos corajosos e acreditamos na força do empreendedorismo, do franchising, para reaquecer a economia, gerar empregos e renda”, disse Beto Filho, presidente da ABF Rio, na abertura do evento.

A retomada do setor de franquias e a coragem dos empreendedores foram reiteradas por André Friedheim, presidente da ABF Nacional, presente à feira. Fazendo referência à Pesquisa Trimestral de Desempenho feita pela entidade, que apontou, entre outros dados, um crescimento de 7,8% no faturamento das redes neste terceiro trimestre comparado a igual período de 2020 (de R$ 43,954 para R$ 47,385 bilhões), o executivo afirmou: “Os números foram até melhores do que os do terceiro trimestre de 2019, antes da pandemia, que mostrou a resiliência do franchising, colocou à prova a sua criatividade, coragem e agora vemos esse espírito de retomada que a cidade do Rio de Janeiro está transmitindo, e a ABF Rio concretiza ao realizar esta feira”.

Novo Espaço e Fórum de Franchising
Dentre as novidades desta edição, a Expo contou com o espaço Figital (Fisico + Digital) e o Fórum de Franchising. O Espaço reuniu especialistas de diversos setores em um ciclo de palestras gratuitas sobre ações inovadoras para os mais diferentes modelos de negócios, além de cases de marcas renomadas do mercado de varejo e tecnologia.

Sucesso de público durante todo o evento, o Fórum de Franchising contou com uma extensa programação para os visitantes conhecerem melhor o setor e se prepararem para a escolha ou administração de seu negócio. Uma série de palestras foi ministrada por especialistas renomados. Marketing, aspectos jurídicos e financeiros, seleção de ponto comercial, cultura digital, tendências do setor de alimentação, coaching, microfranquias foram alguns temas da programação.

A oportunidade de conhecer as marcas e conversar face a face com franqueadores, e deles de terem esse contato direto com potenciais franqueados e darem maior visibilidade às suas marcas, é benéfica para todos na feira presencial. Para Arthur Hipólito, sócio-diretor do Grupo Zaiom, expositor com as marcas Home Angels e Tuttores, “os empreendedores precisam  ter essa coragem dessa feira de puxar a retomada econômica. Esse evento é um bom exemplo disso”.

Confira outros depoimentos de participantes da Expo Franchising ABF Rio 2021:

Clodoaldo Nascimento, presidente e CEO da YES! Idiomas
“Participar da ABF Franchising, presencialmente, depois de dois anos, foi revigorante. Lançamos dois novos modelos de negócio na feira e estamos muito animados com a retomada. Percebi um público de qualidade neste evento. Gente em busca de oportunidades para empreender, que acredita no modelo de franquias, e disposta a investir num negócio que já está formatado. Ter uma marca já consolidada e receber consultoria em todas as áreas do negócio faz muita diferença”.

Jairo Stadler, diretor de Expansão da Clínica da Cidade
“A Clínica da Cidade já participou anteriormente de eventos oficiais da ABF, e temos a convicção da relevância e visibilidade da marca para a geração de novos negócios nestes eventos. Mas este, em especial, se torna um marco no retorno dos eventos oficiais da Associação, pós-pandemia. Temos a expectativa de realizar boas reuniões de apresentação da nossa marca durante estes três dias, e confiamos que alguns destes candidatos se tornarão nossos franqueados, construindo assim uma marca ainda mais forte e com maior abrangência em todo o estado do Rio de Janeiro”.

Jorge Mariano, gerente de Expansão da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), gestora das marcas Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho

“A participação na Expo Franchising ABF Rio é sempre importante, porque nos ajuda na expansão de nossas marcas no Estado. A feira nos permitiu retomar o contato presencial, e esse olho no olho faz a diferença na hora de prospectar novos franqueados e fechar contratos. Tivemos a chance de estreitar o relacionamento com atuais investidores e fazer networking com futuros parceiros, durante o evento. Essa oportunidade, somada às boas perspectivas do mercado, nos proporciona uma expectativa otimista de novos negócios”.

Lilian Marques, diretora executiva da iGUi TRATABEM
“Ficamos muito felizes em voltar a participar de feiras presenciais. Este primeiro evento foi muito positivo, conseguimos representar a Rede iGUi no Rio de Janeiro e trazer potenciais leads. Acreditamos que negócios virão, mas, principalmente mostramos que oportunidades acontecem para quem vai lá e faz”.

Michel Jager, diretor de Clientes e Branding do Grupo Trigo, detentor das marcas Spoleto, Koni, Gurumê, LeBonton, China in Box e Gendai
“O grande ativo desta feira aqui do Rio de Janeiro está sendo a volta ao contato pessoal. Falando de negócios, no caso do Grupo Trigo, a gente tem muitas novidades para apresentar, como por exemplo, a chegada do China in Box e do Gendai, ampliação do nosso portfólio com as nossas marcas digitais, e o primeiro ano do LeBonton na feira do Rio. Pra gente, o saldo está muito positivo. É importante ter este corpo a corpo com os nossos candidatos, receber pessoas que antes só falavam com a gente digitalmente”.

Luiz Villa, diretor da Touareg Seguros
“A feira da ABF Rio foi um sucesso! Ela foi um marco da retomada do setor de Franchising. É perceptível que as marcas que estão na feira são as que de alguma maneira cresceram na pandemia e que estavam comprometidas em fazer o institucional da marca, a apresentação comercial e demonstrar para os novos interessados os benefícios de entrar no setor de franchising, pois elas estão em pleno crescimento. Como é o caso da Touareg Seguros que cresceu bastante nesses últimos dois anos. Nós triplicamos o tamanho, crescemos 260%, sendo referência no segmento de seguros que é um segmento que está em ascensão em plena pandemia. A feira refletiu também uma tendência de que as marcas novas estão dominando o seu espaço. Uma feira marcada por empreendimentos novos e caras novas, no setor de franchising, e que ao mesmo tempo trouxe novos produtos ao candidato franqueado e ao candidato a empreender. A vantagem de empreender em uma franquia que está em crescimento, como a Touareg, é por ter praças disponíveis para os franqueados. Hoje nós temos 240 unidades crescendo, chegaremos até fim de janeiro com 300 unidades, e é uma grande oportunidade para quem deseja investir no ramo de seguros. A feira realmente é um marco da retomada”.

Maurício César, CEO da Unhas Cariocas Group
“Foi a segunda vez que participamos da ExpoFranchising ABF Rio. A primeira foi em 2019, antes da pandemia, e ficamos apreensivos sobre como seria a visita do público, mas com a boa organização da feira, e com todos os cuidados sanitários, foi muito favorável. O primeiro dia foi abaixo da expectativa, porém, os poucos visitantes que foram se demonstraram muito interessados em investir no segmento de Beleza e em nossa marca, o que foi muito positivo. Já o segundo dia teve melhora do fluxo e conseguimos seguir com nosso estande em evidência. O último, e terceiro dia, foi muito bom, lembrando o período que não existia a Covid-19, e tivemos excelentes atendimentos. Chegamos ao RJ com uma meta clara de ampliar nossa presença no mercado fluminense e saímos de lá com uma excelente expectativa de atingirmos nossa meta de quinze unidades em solo carioca, mas com a previsibilidade de poder superar este número e chegar a vinte unidades”. 

Natalie Pavan, CEO da MyCookies
“É a primeira vez que a MyCookies participa de uma feira voltada ao franchising e essa participação logo em um evento tão incrível e com um nome tão forte no mercado, foi uma experiência incrivelmente positiva. Acreditamos que as conexões e a visibilidade do evento serão essenciais no projeto de expansão da marca, visto que não temos operações no Rio de Janeiro. Com certeza estaremos presente nas próximas edições”.

Rafael Mattos, sócio e diretor de Experiência do ATW Delivery Brands
“Para nós, a participação na Expo Franchising ABF Rio 2021 foi uma virada de chave. Apresentar nosso novo e consolidado trio de marcas voltado para o almoço representa a expansão do nosso negócio. Além das ótimas oportunidades de aprendizado para franqueados, a feira apresentou as atualizações do mercado relacionadas à inovação e tecnologia, que são nossos principais diferenciais como marca, já que fugimos do modelo tradicional de franquias que taxam o sucesso do franqueado e apostamos no inovador modelo de dark kitchens”.

Vitor Schmid, diretor geral da Maple Bear para a América Latina
“Apesar de termos conseguido muitas negociações boas, tanto no ambiente digital quanto no híbrido, temos interesse em retomar as negociações presenciais. Com isso, a Expo Franchising ABF Rio traz uma gama enorme de oportunidades para nós. Digo isso, pois as pessoas querem se relacionar no presencial e este é um importante momento para estreitarmos as negociações. Ao longo da pandemia, a marca passou por algumas transformações. A Maple Bear conta com um suporte diferenciado e planejado para diferentes situações. Dessa forma, conseguimos bater metas históricas nesse período. Estes números positivos, que mostram o excelente desempenho da rede, com certeza, farão a diferença no momento de decisão dos investidores”.

Foto: BCG Photography – Bruno Coqueiro