EXPO FRANCHISING ABF RIO 2015 CONFIRMA INTERESSE DO EMPREENDEDOR PELO SISTEMA DE FRANQUIAS

EXPO FRANCHISING ABF RIO 2015 CONFIRMA INTERESSE DO EMPREENDEDOR PELO SISTEMA DE FRANQUIAS - mesmo com o atual cenário do País, o franchising atrai.

             O último dia da 9ª edição da Expo Franchising ABF Rio, mostrou que, mesmo com o atual cenário de incertezas na economia do País, o franchising brasileiro é pujante e atrai cada vez mais empreendedores. O evento, que é considerado uma das 10 maiores feiras de franquias do mundo, foi uma realização da Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio), com organização e promoção da Fagga | GL events Exhibitions.            A feira que já faz parte do calendário anual de eventos do Rio de Janeiro, contou com a presença de marcas tradicionais e também de novas redes, nacionais e internacionais, que estão ingressando no mercado de franquias. “Muitas marcas estão recebendo visitantes de outros estados brasileiros, isto sinaliza que o evento adquiriu uma abrangência maior. Percebemos também que o público que visitou a feira não está apenas curioso e sim efetivamente interessado em investir, inclusive já tendo realizado uma pesquisa prévia”, ressalta Beto Filho, presidente da ABF Rio.

Para Rubens Slaviski, diretor de negócios da Fagga | GL events Exhibitions, estávamos com grandes expectativas, mas confesso que o desenrolar da feira superou as nossas previsões. “A disposição dos visitantes e a qualidade das negociações realizadas superaram nossas expectativas. Para a próxima edição da feira já temos 70% dos espaços reservados”, comemora o diretor.

A maioria dos expositores afirmaram que os visitantes estão mais preparados e dispostos a investir. De acordo com Clodoaldo Nascimento, a feira superou as expectativas em virtude do momento atual da economia. “Estamos satisfeitos, pois as pessoas vieram com vontade de investir no franchising. Bons negócios serão gerados a partir desta nossa participação da feira”, ressalta.

A Caixa Econômico Federal, que é uma das patrocinadoras da Expo Franchising ABF Rio 2015, também contou com um estande. “Apresentamos aos novos empreendedores as linhas de crédito que eles podem ter acesso ao abrir o seu novo negócio”, disse Vanessa dos Santos, gerente de empresas da CEF.

O Banco Bradesco também esteve presente no evento e, de acordo com representantes do da instituição financeira, a feira foi um sucesso. “Durante os três dias de evento treinamos mais de 300 pessoas, fizemos bons contatos com novos franqueados”, comemora.

Marcelo Farrel, diretor geral da marca Bob´s, afirmou que a participação da rede na Feira é de extrema importância. “O público pode conhecer as oportunidades de negócios da holding em maior profundidade e, futuramente, tornarem-se franqueados de uma das marcas do grupo”.

O SEBRAE também ofereceu ao público suporte em diversas áreas, como capacitação, gestão e consultoria, além de informações sobre empreendedorismo. “As pessoas estão entendendo a crise não como uma ameaça, mas como uma oportunidade para um novo negócio”, explica Marcelo Chang, analista do Sebrae RJ.

Fórum de Franchising

Sucesso de público durante os três dias do evento, o Fórum de Franchising contou com uma grade de programação extensa para os visitantes que desejam se preparar melhor para a escolha ou administração de seu negócio. A grade de palestras contou com os seguintes temas: Mitos e Verdades do Franchising, Como se preparar para a gestão de um novo negócio, Mecanismos de Financiamento, Saiba como escolher uma Franquia e Franquia de Serviços uma excelente oportunidade.

“Eu comprei o passaporte para vir os três dias da feira. No primeiro e segundo dias eu visitei alguns estandes e assisti algumas palestras, que me deram ainda mais suporte para escolher a franquia ideal. Esses cursos nos ajudam bastante a adquirir um conhecimento que não vamos encontrar em outro lugar”, disse Jorge Eduardo, empresário do ramo alimentício.