Início Notícias ESG: uma agenda estratégica inadiável

ESG: uma agenda estratégica inadiável

ESG: uma agenda estratégica inadiável
Sonia Consiglio: "ESG é uma lógica e serve para empresas de todos os tamanhos, inclusive, as pequenas e médias, que são maioria dentro do franchising”

O ESG foi tema central do último dia da 20ª Convenção da Associação Brasileira de Franchising, que foi de 19 a 23/10, no Transamérica Resort Comandatuba, na Bahia.

25/10/2022

O tema ESG – Environmental, Social and Governance (que é traduzido como Ambiental, Social e Governança), que invadiu de vez o mundo dos negócios, também foi debatido durante a Convenção ABF 2022. O evento foi realizado de 19 a 23 de outubro no Resort Transamérica Comandatuba, na Bahia.

Para refletir sobre a integração dos negócios, com a sociedade e o meio ambiente, a jornalista especializada no tema Sonia Consiglio conduziu a plateia para o pensamento sobre o novo capitalismo que está surgindo com muita força.

Segundo ela, que também atuou por muitos anos no mercado financeiro, o grande desafio do mundo dos negócios é criar sistemas de mercado que impactam essas três dimensões. “Embora o conceito do ESG tenha nascido em 2004, é a primeira vez que de fato está deixando de ser um problema e passando a ser um pilar estratégico de negócios”, disse.

Sonia apresentou dados e muitos exemplos de empresas que estão repensando seus modelos de negócios. Para ela, “quem não fizer isso com uma certa urgência vai colocar em risco não apenas os lucros, mas o futuro da própria empresa”.

Outro alerta muito importante feito pela especialista é que ESG não é moda e nem está na moda. “ESG é uma lógica e serve para empresas de todos os tamanhos, inclusive, as pequenas e médias, que são maioria dentro do franchising”, afirmou.

Sonia destacou também que os jovens estão cada vez mais alinhados com as questões sociais e ambientais e outro desafio para as empresas que ainda não estão alinhadas a essas problemáticas é a atração de talentos.

“Estamos vivendo uma nova Revolução Industrial, porém com a velocidade do mundo digital”, afirmou, e completou: “Quem ficar para trás talvez não terá tempo suficiente de alcançar o mercado”.

Foto: Keiny Andrade