Evento híbrido, Encontro reuniu novos e antigos associados presencial e virtualmente, proporcionando conhecimento e networking.
“Se eu pudesse definir a ABF, eu falaria de ‘oportunidades’. É oportunidade de troca de informações, de inovação, de ensino. Eu penso que esse tipo de encontro aproxima”, disse Ronise Sibinelli (Farmelhor) a respeito do Encontro de Associados realizado pela Associação Brasileira de Franchising na manhã da terça-feira (23/8), na sede da entidade, em São Paulo. Em formato híbrido, cerca de 100 associados participaram do Encontro.
Cristina Franco, presidente do Conselho da ABF, deu as boas-vindas, falando a respeito do trabalho do colegiado. “O Conselho olha a questão estratégica do franchising brasileiro. É o olhar de quem cuida do franchising brasileiro para que ele siga sempre sendo um franchising ético, de um relacionamento ganha-ganha entre franqueador e franqueado”, afirmou.
O presidente Tom Moreira Leite também esteve presente e destacou a importância de os associados integrarem a entidade. “O bacana de fazer parte da ABF é poder contribuir de uma maneira ativa e proativa com o desenvolvimento do franchising”, disse. Moreira Leite falou, ainda, a respeito de importantes temas do momento que são relevantes para a agenda da entidade. “Temos um cenário novo, mudanças de ordem tributária, alteração do crédito rotativo”, lembrou, salientando: “Somos uma entidade apartidária e se temos algum partido é o PF, o ‘Partido do Franchising’”, disse.
Bruno Arena, diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF e diretor da Comissão Next Generation da entidade, conduziu o Encontro ao lado da diretora-executiva Fabiana Estrela. De acordo Arena, “também uma grande preocupação que a entidade tem é um olhar de visão de futuro, de continuidade. Preparar a companhia, a Associação, é de fato trabalhar um legado para as próximas gerações”.
O avanço e a permeabilidade do setor de franquias foram observados por Fabiana. “O franchising está crescendo cada vez mais, hoje geramos em média nove empregos por unidade”, afirmou.
A dimensão da ABF também foi destacada pela diretora-executiva. “Hoje somos a segunda maior entidade do setor no mundo, sede da Federação Ibero-Americana de Franquias [FIAF]”, ressaltou. Fabiana observou também que atualmente a ABF conta com 14 comissões segmentadas, que aprofundam as análises sobre os assuntos de interesse de cada área.
Todo o trabalho desenvolvido pela Associação foi detalhado pela executiva. Entre os objetivos da ABF, Fabiana salientou que um dos principais foi desenvolver as atividades de advocacy, considerado o principal pilar da entidade, na defesa dos interesses dos associados.
Benefícios de ser associado ABF
Fabiana detalhou, ainda, os benefícios de ser associado ABF, elencados em dez pontos: Advocacy, Comunicação, Educação, Grandes Eventos, Informação, Infraestrutura, Internacionalização, Pesquisas de Mercado, Relacionamento e Representatividade.
Entre todos os benefícios aos associados, o Portal do Franchising, um dos maiores do mundo, também foi destacado. Todas as marcas associadas estão no Portal. Segundo Beno Krivkin, sócio-diretor da Tribecca, responsável pelo site, trata-se de uma vitrine do franchising brasileiro, que dá às marcas visibilidade, fluxo e reconhecimento. Ainda segundo Krivkin, entre as top 10 páginas mais acessadas do Portal estão três de histórias de franqueados, demonstrando o interesse do potencial investidor em franquia pelo assunto.
Sylvia Barros, presidente da Comissão de Ética, falou a respeito do papel do colegiado e do Franchising Íntegro, propósito da ABF que ganhou dimensão por meio de um manifesto na Convenção de 2022.
“Crescer sempre, crescer a qualquer custo, não”, ressaltou Sylvia, e completou: “O Franchising Íntegro nada mais é que ter zelo e responsabilidade nas relações de franquias”.
“Valor, acho que é isso que devemos procurar nas pessoas, não só no time da franqueadora, mas também dos franqueados”, reforçou Bruno Arena.
O diretor encerrou o Encontro apresentando o Relatório de Gestão 2021-2022, que é uma forma de prestar contas aos associados e detalha todo o trabalho feito pela ABF no período.
Confira alguns depoimentos de participantes:
“Em especial só tenho a parabenizar a ABF. Vejo que eles vêm evoluindo bastante no relacionamento, no engajamento, na promoção do franchising e hoje se eu pudesse definir a ABF eu falaria de ‘oportunidades’. É oportunidade de troca de informações, de inovação, de ensino. Eu penso que esse tipo de encontro aproxima. (…), é uma forma de ter esse relacionamento, de ver que os nossos problemas são os problemas dos outros, para a gente buscar soluções através dos colegas e o Encontro é uma forma de aproximar todo mundo: parceiros, fornecedores, franqueadores e fazer essa troca de informações, essa sinergia”.
Ronise Sibinelli, diretora de Informações da rede Farmelhor, associada desde 2012.
“Foi um evento muito bacana, enriquecedor. Nós estamos começando agora, somos associados fresquinhos, e eu vou fazer questão de participar de todos os eventos porque acho que é uma troca bem enriquecedora. Estamos começando agora e acho que ouvir os colegas vai ser de grande valia para o nosso negócio”.
Danielle Zanin, head Comercial e de Relacionamento da rede Secretária Virtual, associada neste ano de 2023.
Foto: ABF/Divulgação