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Empresários avaliam impacto da pandemia na internacionalização em Mesa-Redonda da ABF

Empresários avaliam impacto da pandemia na internacionalização em Mesa-Redonda da ABF

As empresas Calçados Bibi, Morana e Coife Odonto participaram da conversa, que ainda contou com a diretora da Associação Portuguesa de Franchising

Aconteceu na última terça-feira (12) mais uma Mesa-Redonda promovida pela Associação Brasileira de Franchising. A atividade foi a primeira realizada com apoio do Franchising Brasil, programa de internacionalização do franchising brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a ABF e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Com a mediação de Simony Pestana, gerente de educação da ABF, os convidados puderam debater sobre o impacto da pandemia de COVID-19 na internacionalização de suas marcas e, também, iniciativas em curso neste momento. Estiveram presentes Andrea Kohlrausch, presidente executiva da Calçados Bibi; Cristina Matos, diretora da Associação Portuguesa de Franchising (APF); Francivon Melo, gerente internacional no grupo Ornatus; Rodolfo Magalhães, CEO global da Coife Odonto e Fábio Serrano, diretor de operações internacionais da rede.

A Coife Odonto, rede de clínicas odontológicas que abriu unidade na China no final de 2019, compartilhou informações sobre o trabalho da equipe no local. Rodolfo apontou que os cuidados com higiene e segurança sempre foram via de regra para os negócios no país, e que a Coife já seguia todas as recomendações desde o início. Após um tempo fechada, a unidade voltou a funcionar com medidas reforçadas, já que a China já está retomando o comércio após controlar a transmissão local do novo coronavírus. Também no depoimento, Fábio reforçou que o apoio da equipe brasileira foi fundamental para passar por essa fase, dando o exemplo para outras empresas que têm unidade fora do país.

Andrea, da Bibi, também citou a China em seu depoimento sobre as movimentações internacionais da empresa. Hoje, a marca faz a exportação de seus produtos para diversos países, e continua estudando a melhor forma de entrar em alguns deles — agora, a marca passa por sua terceira fase de internacionalização. Tanto no Brasil quanto fora, a Bibi reforçou a integração dos canais e a experiência de venda para consumidor e franqueado, dois pontos fortes durante a pandemia.

Ao falar sobre modelos de negócio que funcionam durante a quarentena, Francivon Melo citou o exemplo da Morana, marca de acessórios que segue expandindo no Brasil e no mundo. Após reavaliar a presença de lojas físicas nos Estados Unidos, a empresa tem trabalhado com um modelo de social marketing que permite às suas revendedoras terem lojas próprias em ambiente online. O projeto não só movimenta o comércio, como também oferece mais opções para a independência financeira e autonomia das mulheres brasileiras que moram nos Estados Unidos. Apesar disso, Francivon aponta que muitos países ainda não abraçaram de fato o digital, o que tem dificultado no andamento de iniciativas para várias marcas.

Da parte das associações, Cristina, diretora da Associação Portuguesa de Franchising, cita a importância da parceria e apoio neste momento. “Vocês não estão sozinhos”, ela reforça, “nós estamos aqui para ajudar nesta transição e, principalmente, nos processos de internacionalização durante a pandemia”. Ela aponta, ainda, que muitas empresas estão pecando na parte digital ao invés de pedir ajuda neste processo. “O varejo não vai deixar de existir, mas precisamos dar esse passo com urgência”, ela finaliza, dizendo ainda que a APF e ABF estão à disposição das marcas a todo momento.

O vídeo completo da conversa estará disponível em breve no canal da ABF no YouTube. Fique atento para as próximas mesas-redondas!

Sobre o Franchising Brasil

O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.