Início Notícias Divino Fogão completa 30 anos

Divino Fogão completa 30 anos

As três décadas de sucesso do Divino Fogão serão comemoradas em alto estilo em uma convenção, que será realizada nessa terça-feira, 22 de julho, para todos os franqueados no Casa Grande Hotel do Guarujá. Com 169 lojas espalhadas pelo Brasil e com crescimento médio anual de 20%, a rede de restaurantes conhecida pelo sabor da fazenda espera abrir novas lojas em 2014, ampliando o índice de crescimento em 2015 para 30%.
 
Para celebrar os 30 anos do Divino e 20 de atuação como franquia, a rede de restaurantes apresentará, hoje, para os franqueados uma nova logomarca, desenvolvida pela Flag Comunicação, sob o comando de Augusto Diegues. A nova marca, resultado de uma pesquisa qualitativa com os diversos públicos de interesse em três capitais – São Paulo, Brasília e Recife -, busca reforçar os principais valores construídos ao longo dessa história, como bom atendimento ao cliente, relação de confiança e proximidade.
 
“A pesquisa mostrou como o Divino Fogão e o segmento de food service são percebidos pelos seus clientes e outros públicos-alvo”, destaca Carla Brignani, presidente de Marketing do Divino Fogão, ao reforçar a importância da renovação ao comemorar os 30 anos de sucesso.
 
De acordo com Augusto Diegues, da Flag, os resultados colaboraram para tornar a marca mais moderna, aprofundando a sensação de conforto que os entrevistados mencionaram durante a pesquisa. “Exploramos linhas mais orgânicas e limpas de modo a aprofundar as sensações de conforto, sabor, proximidade e acolhimento já associados à marca e garantir maior convergência e potencial de atração e reconhecimento”, disse Diegues.
 
“A nova logomarca irá fortalecer, ainda mais, as principais características do nosso negócio: uma empresa amiga, que promove o bom papo de cozinha e que, apesar de três décadas, continua ativa”, afirma Reinaldo Varela, fundador e presidente do Divino Fogão.
 
A História
Inspirado pela infância e juventude na fazenda, Reinaldo e os primos inauguraram o primeiro restaurante em 1984 com o nome São Paulo I. Em 1988, Nani Scaburi Varela, esposa do proprietário, se uniu a ele também nos negócios e trouxe a experiência de comerciante herdada da família.  
 
Logo, o restaurante que trabalhava com serviço a La Carte, passou para o formato do famoso self service, priorizando o tempo dos clientes, mas com um diferencial: servir uma variedade de pratos regionais sempre fresquinhos, a qualquer hora do dia. Os empresários contam que, em apenas um dia, toda a transformação foi feita no restaurante e que o resultado no dia seguinte era uma fila que ocupava meia quadra.
 
Outro momento marcante para a rede foi levar este conceito para dentro de um shopping Center, sendo que o primeiro deles foi o Shopping Eldorado, em São Paulo. A fórmula foi bem sucedida e, em 1994, os empresários entraram no ramo franchising. Há 20 anos, a rede passou a se chamar Divino Fogão e representa o genuíno sabor da fazenda, com atuação apenas em shopping centers.
 
Livro comemorativo
E para celebrar o aniversário de 30 anos, nada melhor do que registrar os momentos mais marcantes dessa trajetória em uma obra comemorativa. Produzido pela Editora Lamônica, o livro “Divino Fogão 30 anos: uma história de sucesso” será lançado no final de julho.
 
A obra conta com depoimentos dos fundadores, dos diretores, gerentes, chefs de cozinha e sinhás que contribuíram para a construção desses 30 anos de história. O livro traz fotografias de pessoas, peças decorativas e seis receitas de cada região do país. “São receitas próprias e exclusivas que foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro”, ressalta Nani Varela.
 
Receita para fazer parte da família Divino Fogão:
Nome da franquia: Divino Fogão
Segmento que atua: Fast Food
Ano de fundação da empresa: 1984
Ano de início no sistema de franquias: 1994
Número de unidades em funcionamento no Brasil: 169
Investimento inicial: R$ 600 mil
Taxa de franquia: R$ 100 mil
Capital de giro: R$ 30 mil
Royalties: 4% a 6% sobre o faturamento mensal
Taxa de publicidade: 0,7%
Área mínima: 52 m2
Nº de funcionários: 18 funcionários por unidade, em média
Faturamento bruto: R$ 120 mil a 150 mil
Lucro líquido: em torno de 15% a 18%
Prazo de retorno: 36 meses
Prazo de contrato: (5 anos)
Telefone: (11) 3811-1560
Contato: [email protected]
 

Divino Fogão: Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 169 restaurantes presentes em todas as regiões do País.
 
Assessoria de Imprensa Divino Fogão
DFREIRE Comunicação e Negócios
Tel.: (11) 5505-8922 – www.dfreire.com.br
Atendimento: Carolina Cortez – [email protected]
Diretora: Luciana Abritta – [email protected]