Delegação da ABF é recepcionada pelo presidente da IFA

Mesmo com todos os detalhes finais ainda em curso, Steve Caldeira, presidente e CEO da IFA (International Franchise Association), encontrou tempo para receber o grupo da ABF. Foi, sem dúvida, uma demonstração da consideração entre as duas entidades. O Brazilian Day aconteceu no sábado, dia 16, dia seguinte à chegada da delegação brasileira em território norte americano.

Delegação da ABF é recepcionada pelo presidente da IFA

Steve Caldeira fez uma abrangente apresentação traçando uma rápida visão do momento vivido pelo mercado americano, logo depois da abertura feita por Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF. Em suas palavras, Caldeira elencou os principais pontos nos quais a associação vem concentrando seus esforços com o objetivo de proteger e estimular o crescimento do franchising nos EUA. Ele também pontuou os temas que mais têm preocupado a entidade, entre eles a necessidade de uma urgente reforma tributária, da saúde, do trabalho, de imigração, de uma legislação mais protecionista para os veteranos que retornam de guerras e de um acesso mais fácil ao crédito para pequenos empreendedores, franqueados e franqueadores em início de operação.

Ao longo de sua apresentação, o presidente da IFA também fez um resumo do que será mais importante durante os dias do congresso e fez questão de registrar a importância do intercâmbio entre as entidades e os dois países.

Delegação da ABF é recepcionada pelo presidente da IFA

No final da apresentação de Steve Caldeira, Cristina Franco, presidente da ABF, agradeceu sua recepção e lhe homenageou com uma placa, simbolizando a parceria entre as duas associações.

Delegação da ABF é recepcionada pelo presidente da IFA

Rodrigo Barros, apresentador da Rede TV! e que acompanha a delegação, fez diversas entrevistas colhendo depoimentos e impressões dos anfitriões.

Delegação da ABF é recepcionada pelo presidente da IFA

Em seguida, Ricardo Camargo retomou a palavra para abrir a reunião do grupo brasileiro. Entre as questões abordadas, um panorama das palestras que serão mais importantes para a realidade brasileira. Paulo César Mauro, da Global Franchise, veterano nos congressos da IFA, fez uma análise criteriosa dos temas mais interessantes, bem como das atividades paralelas que merecem a atenção do grupo. Juarez Leão, da Portobello Shop e Luiz Henrique do Amaral, da Dannemann Siemsen Advogados, também deram importantes contribuições, uma vez que também são bastante experientes neste tipo de evento.

Delegação da ABF é recepcionada pelo presidente da IFA

Logo depois, Ricardo Camargo e Rogério Feijó, gerente de relacionamento da ABF, tiveram um encontro com Juraci Parente, professor da Faculdade Getúlio Vargas, radicado nos EUA e com Hyunjoo Oh, Diretora de pesquisas da Warrington College of Business. Na pauta, estratégias para estimular o intercâmbio entre empresas brasileiras e norte americanas.