Início Notícias Debates, palestras e visitas técnicas marcaram a participação da Delegação ABF na 54ª Convenção Anual da IFA

Debates, palestras e visitas técnicas marcaram a participação da Delegação ABF na 54ª Convenção Anual da IFA

Grupo de empresários liderados pela ABF em visita à Convenção da IFA 2014

Pelo segundo ano consecutivo, a ABF liderou uma delegação formada por executivos de grandes marcas franqueadoras brasileiras e profissionais do setor, para participar da Convenção Anual da IFA – International Franchise Association. O evento, que está em sua 54ª edição, é considerado o maior do mundo e aconteceu entre os dias 21 e 27 de fevereiro, em New Orleans, EUA.
 
A participação da Delegação ABF na IFA proporcionou aos executivos que fizeram parte do grupo, uma experiência única e exclusiva. Para André Friedheim, diretor internacional da ABF, uma programação rica em conteúdo e networking, fez toda a diferença. ”Pudemos perceber que as boas práticas do franchising brasileiro não deixam nada a desejar com o que está acontecendo por lá. Temos evoluído ano após ano e, com certeza, conhecer de perto as tendências e oportunidades do mercado internacional, potencializa ainda mais a importância de participar de um evento como este e posteriormente aplicar os conhecimentos no dia a dia”, afirma.
 
A programação do grupo teve início no dia 22 de fevereiro, sábado, quando foi realizada uma reunião de abertura e alinhamento. Logo de início, foi discutido um panorama da programação e traçado um planejamento de atividades e networking para os demais dias. Ainda no sábado, durante a noite, o grupo apreciou o coquetel ‘Taste Of Franchising’ e pode degustar as especialidades oferecidas por diversas redes de franquias.

 Debates, palestras e mesas-redondas durante a Convenção da IFA

No domingo, 23 de fevereiro, aconteceram palestras e debates na Convenção. A Delegação ABF se dividiu em grupos menores, com o objetivo de assistir a maior parte dos 28 painéis sobre liderança, relacionamento, mídias sociais, marketing digital, tecnologia, gestão de redes e gestão de pessoas. Ao final de cada dia, o grupo se reuniu para trocar aquilo que vivenciou e apresentar ao restante da delegação os principais insights observados durante as palestras, podendo, assim, compartilhar as melhores ideias e soluções para os demais.

Delegação da ABF se reúne para discutir os principais insights da Convenção

Dentre os principais destaques do primeiro dia de evento, o debate “As três etapas críticas para o posicionamento de sua marca”, onde Waren Ellish, professor da Universidade de Cornell e presidente do Ellish Marketing Group, listaram as três perguntas básicas para testar se as empresas têm marcas bem posicionadas. São elas: “Em que negócio sua marca está inserida?”, “Qual é o público-alvo a ser persuadido?” e “Qual o diferencial de sua marca?”.
 
Uma pesquisa feita com empresas norte-americanas de franquias mostra que grande parte das crises que ocorrem nas redes era previsível. Essa é uma das constatações que surgiram no debate “Gestão de crise – você está pronto?”. Na mesa-redonda, três especialistas em gerenciamento de crise de imagem falaram sobre a importância de desenhar um mapa de risco das operações em franquias e o quanto isso ajuda a prever e diminuir os efeitos de situações de estresse nos negócios.
 
Na ‘Super Sessão’, Leon Panetta, 23º Secretário de Defesa dos Estados Unidos – servindo na administração do presidente Barack Obama de 2011 a 2013 –, apresentou também a sua visão sobre o panorama político e econômico dos EUA.
 
Diretor executivo da ABF palestra para mais de 300 pessoas
 

Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, palestra durante a Convenção da IFA

Mais de 300 pessoas prestigiaram a palestra de Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, em conjunto com representantes das Associações britânica, canadense, mexicana e australiana, que aconteceu na segunda-feira, 24 de fevereiro. Sob o tema “News From Around The World”, os palestrantes apresentaram as principais tendências de cada país, bem como o ambiente regional de negócios, construindo um panorama real de oportunidades para franqueadores internacionais.

Cheryl Bacheld, franqueadora da Popeyes Louisiana Kitchen

Na Super Sessão, Cheryl Bacheld, franqueadora da Popeyes Louisiana Kitchen, falou aos participantes da Convenção sobre a revitalização da rede. Segundo ela, um dos fatores determinantes para o sucesso da marca é a relação forte e saudável da franqueadora e seus franqueados, sempre baseada em uma cooperação mútua.

Tecnologia, comunicação e vendas para franquias foram alguns dos destaques na Convenção Anual da IFA

 
A Convenção foi norteada, dentre outros temas, por insights das áreas de marketing, vendas e tecnologia para franquias, além de um rico conteúdo sobre comunicação com os franqueados.
 
Dentre as palestras ministradas durante o evento, destacou-se o executivo Tod Rowe, diretor-gerente do canal global de vendas do Google. Segundo ele, as pessoas mudam tão rapidamente quanto a tecnologia e os clientes de hoje não serão mais os mesmo de amanhã. “E o que eles querem?”, foi o questionamento lançado pelo palestrante aos participantes do Congresso. “É recomendada a “instant gratification”, ou seja, fazer o cliente satisfeito imediatamente”, afirma o diretor-gerente. Os clientes, segundo ele, estão dispostos a pagar 5% a mais para receber sua compra mais rapidamente. Esse raciocínio vale também para o marketing.
 
Já o tema “comunicação entre o franqueador e seus franqueados”, foi abordado de uma forma que podemos entender esse como um problema que não é exclusivo das redes brasileiras. Nos Estados Unidos, a frustração em relação a esse assunto também é perceptível. Mesmo as redes que investem em tecnologias de ponta para se comunicarem melhor com seus franqueados acabam ouvindo a mesma desculpa como explicação para seus baixos índices de utilização: falta de tempo.
 
Durante o Congresso, muito se falou sobre a vantagem de o ambiente virtual ter audiência totalmente mensurável. Há muitos indicadores e métricas que comprovam que isto é verdade. Mas o que fazer com elas? Como melhorar o desempenho das campanhas de marketing digital? E, com os dados em mãos, qual o percentual que se deve investir em cada mídia? Os debatedores da mesa-redonda “Como medir o sucesso de suas campanhas on-line” levantaram alguns pontos importantes: vídeos são cada vez mais relevantes, tanto para difundir propaganda como para passar conhecimento e conteúdo; é preciso definir ações para o intervalo de tempo entre o primeiro contato do cliente, via web, e o momento da primeira reunião presencial, dentre outros aspectos.
 
Segundo André Friedheim outro tema bastante discutido por lá foi a importância da consultoria de campo. “Muitos franqueadores tem percebido que o “couching” também é um caminho válido e eficaz para a adaptação e expansão do seu negócio”, relata o diretor.
 
Visitas técnicas fizeram parte da programação da Delegação ABF na IFA
 
Além de participar das palestras, mesas-redondas e debates da Convenção, a delegação de executivos ABF tiveram a oportunidade de participar de visitas monitoradas à redes de franquias, como por exemplo, a Planet Beach. Com mais de 300 unidades nos USA e em diversos países, a empresa oferece aos seus clientes o serviço de spa automatizado. Nesta modalidade, os clientes pagam uma taxa mensal de associados para utilizar serviços ilimitados e totalmente automatizados de spa e UV em uma sala privada, sem a necessidade de um atendente.

(da esquerda para a direita) Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, Cristina Franco, presidente da ABF, e  David Mesa, vice-presidente da Planet Beach
 
A delegação participou de uma apresentação conduzida por David Mesa, vice-presidente da marca. David discorreu sobre a história, evolução e conceito de negócio da empresa. Já Tim Normand, vice-presidente de franquias, falou ao grupo sobre o desenvolvimento das unidades e expansão da rede.
 
Os empresários brasileiros que acompanhavam a visita tiveram ainda a oportunidade de conhecer todos os equipamentos essenciais para o funcionamento de um spa automatizado, além de participar de um bate papo com Logan Sanders, diretor de performance de spa, que falou sobre as principais estratégias de marketing e mídias sociais utilizadas pela companhia. Para encerrar, a Planet Beach ofereceu um almoço típico da Lousiania, concluindo com excelência a visita à rede reconhecida por sua estrutura e conceito diferenciado.
 
O grupo também visitou a sede da Regal Nails – Salões de Beleza.  Com mais de 10 anos de atuação, eles estão se aproximando de mil salões localizados em todos os estados dos EUA, Canadá e Porto Rico. Regal é hoje o maior franqueador de salões de beleza dos Estados Unidos. 

(da esquerda para a direita) Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, Qyn Thom, fundador e CEO da Regal Nails e Cristina Franco, presidente da ABF
 
A delegação ABF foi recebida por Qyn Thom, fundador e CEO da empresa, mais conhecido com o Charley. O executivo e sua equipe apresentaram ao grupo a história da rede, seus números, estratégias e diferenciais que levaram a empresa a se tornar famosa por possuir um negócio muito bem estruturado e profissionalizado.
 
A trajetória da empresa está muito associada com a história de sucesso do seu fundador, um vietnamita que chegou aos EUA com 14 anos, em busca de um sonho. Atualmente, a rede possui 920 lojas em operação, com uma linha de produtos exclusiva e reconhecida no mercado como de alto nível. “Como curiosidade, todos os franqueados da marca são vietnamitas, assim como o fundador, um conceito interessante de percepção de negócio e valorização de comunidade”, finaliza Friedheim.

Confira a galeria de fotos do evento clicando aqui.

 
Para conferir o conteúdo completo do evento, além de mais detalhes sobre tudo o que foi apresentado na Convenção, participe do Pós IFA ABF 2014, que acontecerá no dia 18 de março. Inscreva-se clicando aqui.