Início Notícias Conversar com franqueados é fundamental

Conversar com franqueados é fundamental

Jornal Folha de S.Paulo – Filipe de Oliveira – 22/09
 
Antes de se decidir pelo investimento em uma franquia, é recomendável falar com outros franqueados, O objetivo é verificar como o negócio funciona na prática.
 
Por lei, a franqueadora deve fornecer o telefone das pessoas que formam a rede, diz o diretor executivo da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Ricardo Camargo.
 
“Muita coisa não é séria nesse meio. É importante ver se a empresa tem uma sede, como ele vende e se oferece treinamento.”
 
Além disso, o candidato deve ler atentamente a circular de oferta -documento em que a franquia define o que será oferecido ao franqueado e as obrigações dele.
 
Segundo o consultor Marcelo Cherto, quem entra em franquias muito baratas tem como hábito esperar pouco suporte.
 
“O franqueado não paga quase nada, então o comprometimento e a exigência dele em relação à marca são baixos. Muitas vezes franqueado e franqueadora acabam esperando pouco um do outro”, opina.
 
Cherto também sugere mais cuidado para se entrar em redes que demonstram um crescimento muito acelerado, o que pode significar que há pouco critério na seleção.
 
“Se a marca cresceu de 0 para 600 franquias em um ano, é preciso olhar com cuidado. Com que estrutura e suporte está sendo levado esse processo “
 
COMO VENDER
 
Nadia Korosue, da consultoria Goakira, diz que, no caso específico das franquias virtuais, na maioria dos casos não é necessário ter conhecimentos avançados de tecnologia. Entretanto, é bom ser familiarizado com o uso de internet.
 
“A maioria das empresas oferece treinamento virtual, mas o suporte varia bastante. Algumas oferecem uma carteira de clientes da região, lista para e-mail marketing ou orientação para fazer anúncios em sites de busca”, conta.