Início Notícias Confira a cobertura completa da comitiva da ABF na NRF 2012

Confira a cobertura completa da comitiva da ABF na NRF 2012

A fim de acompanhar o ritmo do mercado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) organizou um grupo de 31 empresários do setor para participar da NRF 2012 (National Retail Federation), maior evento de varejo do mundo, que aconteceu na cidade de Nova Iorque, de 15 a 18 de janeiro. Além dos franqueadores das empresas , o presidente da ABF Ricardo Bomeny, o diretor executivo Ricardo Camargo, e a diretora executiva da AFRAS participaram da comitiva.

Pos NRF 2012

Diversos temas de relevância do setor foram discutidos e apresentados como, por exemplo, a evolução crítica em marketing de varejo, varejo digital, Loja 3.0, o capitalismo consciente e palestras sobre liderança e panoramas sobre as principais tendências do varejo nas renomadas `Mostras BIG Varejo`. Toda a programação contou com profissionais de destaque, como por exemplo, Matthew R. Shay, presidente e CEO da National Retail Federation.

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Segundo Camargo, no primeiro dia já pôde-se perceber que a tendência continua sendo a integração dos canais virtuais com as lojas físicas. O diretor também observou que a presença  brasileira (cerca de 24 mil pessoas) está cerca de 10% maior do que no ano passado. Em relação a economia americana, ele acredita que os americanos estão bem mais otimistas pra esse ano, com o aumento da taxa de emprego e a participação do varejo continua forte.

Antes do evento, o executivo participou também da reunião da FIRAE (Forum for International Retail Association Executives), onde foram discutidos os principais rumos do varejo internacional. Na ocasião houve a troca de diretoria do Conselho, que nomeou o dirigente da entidade de varejo da Bélgica, como novo presidente.Durante as apresentações, o que mais chamou a atenção dos presentes foi o fato dos Estados Unidos estarem se recuperando gradativamente da crise, as dificuldades dos países europeus para administrar os problemas que estão reduzindo a capacidade de compra dos consumidores locais e o fato do Brasil ter passado pelas duas crises sem grande dificuldades.

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Na prática o Brasil é hoje um país visado pelo capital internacional tendo o potencial do seu mercado, o nível de quase pleno emprego e a demanda crescente da sociedade brasileira por bens e serviços.Outro ponto levantado pelo Presidente da NRF foi o modelo tributário americano que pune as empresas varejistas de modo injusto. A NRF está trabalhando com o governo no sentido de uniformizar a cobrança dos impostos de vendas com o objetivo de tornar mais justa a concorrência.

No segundo dia do evento, o ex- presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, ministrou uma palestra sobre o consumo responsável. Clinton mostrou a importância do que pode ser feito ao planeta, já que somos responsáveis por gerar melhor qualidade de vida de maneira geral. Por meio de uma apresentação sobre o mundo atual e os desafios que a humanidade precisa enfrentar pra garantir um futuro sustentável, já pensando nas próximas gerações, o ex-presidente se declarou otimista, no entanto procurou não descartar os desafios que estão por vir.

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Bill Clinton reforçou ainda que o mundo vive uma situação econômica e financeira instável, econômica e socialmente desigual e insustentável em termos de energia e  mudanças climáticas, por exemplo. Mas entre os países emergentes, destacou o Brasil como exemplo de país que está administrando bem a questão ambiental e a energia limpa. Apesar de ainda apresentarmos um cenário com muito trabalho no futuro, Clinton transmitiu uma perspectiva positiva sobre o país.

Após a palestra de Bill Clinton, também houve palestras referentes  à fidelização de clientes,  neuromarketing e estratégias criativas para transformar desafios em oportunidades. Além destas, foi apresentado pela Deloitte, o modelo de Varejo 3.0 , como uma evolução natural da loja conectada com seus consumidores, sem considerar a extinção de lojas físicas por causa na internet, mas sim a união e harmonia entre os dois tipos, tornando o ponto de venda cada vez mais influente  como o ponto de relacionamento marca-cliente.

Ainda referente ao e-commerce, dados fornecidos na palestra indicam um aumento constante sobre a participação desse sistema como canal de vendas; A estimativa é de que o e-commerce movimente US$159 Bilhões em 2016 – chegando a US$22 Bilhões apenas no Brasil.

Em todas as apresentações foi citada a importância da capacitação dos profissionais, sendo discutido, inclusive, a possibilidade de criar `embaixadores da marca` entre os próprios funcionários, como forma de gerar uma melhor experiência de consumo para os clientes – um indicativo de que os investimentos da ABF em cursos de capacitação, seguem a tendência mundial.

Prêmio de Design – Retail Design Institute

Ainda no segundo dia, o grupo da ABF marcou presença na entrega do Prêmio Internacional de Design, realizado pelo Retail Design Institute. A premiação contemplou as empresas que valorizam o conceito de design nos pontos de venda, entre elas algumas brasileiras venceram: Chilli Beans (Projeto Rock in Rio), Giraffas (Loja de Miami), Livraria Saraiva, Loja CA Shopping Iguatemi SP.

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No terceiro dia do evento dois temas foram predominantes entre as diversas palestras e cases: E-commerce e Ambientes de loja. Segundo os palestrantes, graças ao crescimento do e- commerce e uso de tablets e tecnologia mobile, o varejo mundial tem criado estratégias e repensado modelos mais antigos. Tais mudanças sociais podem ser expressas pelo trinômio: Tecnologia + Talentos + Ambiente de Loja.
 

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Grupo de empresários do franchising durante o evento

Pode-se concluir que diversas marcas estão propondo gerar uma experiência de consumo agradável para o consumidor. Por meio deste raciocínio surgiu o conceito criado pela Starbucks de loja como `3rd Place`: o primeiro lugar é a casa do consumidor final, o segundo o trabalho e o terceiro a loja, no caso, Starbucks. O objetivo é gerar um ambiente mais agradável para o consumidor, assim, pode-se equilibrar o e-commerce e loja física.

Ainda relacionado ao futuro do consumo e e-commerce, os empresários assistiram a uma palestra com o tema `The future Shopper` (O futuro consumidor). O foco defendido na ministração, foi de que os consumidores que ainda não fizeram a opção por usar canais de e-commerce no varejo, irão fazê-lo em algum momento, já que é natural que a tecnologia os englobem de alguma forma, o que torna importante para as marcas varejistas pensarem sobre o conceito de multi-canais.

O tema foi encerrado, com uma projeção de que a geração das crianças e pré-adolescentes atuais, no futuro, como consumidores conscientes do poder que as tecnologias lhe proporcionam, se tornem mais exigentes do que qualquer outra geração anterior.

Ainda no terceiro dia, o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, promoveu um encontro com os brasileiros participantes do maior evento varejista. Na ocasião, o Ministro reconheceu a falta de crédito ao varejo brasileiro e assumiu um compromisso de buscar, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), novas linhas de financiamento.

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O importante encontro ressaltou aresença de mais de dois mil brasileiros participantes da NRF. No time da ABF estavam presentes o presidente da associação Ricardo Bomeny, a vice-presidente Cristina Franco, o diretor executivo Ricardo Camargo, Artur Grinbaum (Grupo Boticário), Delfino Golfeto (da Água Doce), Expedito Arena (Casa do Construtor), Gustavo Schifino (Trópico), Nelcindo Nascimento (5àSec), João Baptista da Silva (Rei do Mate), Juarez Leão (PortobelloShop). Estavam também Nabil Shayon (Alshop), Sérgio Herz (Livraria Cultura), Flávio Rocha (Lojas Riachuelo), Hugo Bethlem (VP Executivo Pão de Açúcar), entre muitos outros importantes executivos brasileiros.

Comitiva da ABF realiza visitas técnicas a empresas americanas

Além de participar do Congresso, o grupo aproveitou a estadia até o dia 21 para visitar lojas e conhecer de perto as operações americanas. `Nosso objetivo foi vivenciar, trocar experiências e buscar inspiração no berço do consumo mundial para as nossas operações.`, comenta Ricardo Bomeny, presidente da associação.

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No dia 19 de janeiro, uma das visitas realizadas foi ao Briefing Center da NCR em Nova Iorque. Lá, os executivos tiveram acesso ao que há de mais moderno em tecnologia para pontos de venda. A NCR é uma empresa com mais de 125 anos, sendo líder mundial em desenvolvimento de tecnologia para o varejo.

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`O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, entrega placa de agradecimento à visita no Briefing Center da NCR`

Já na visita à NAI Global, a equipe pôde conhecer os diversos departamentos da empresa que é a principal rede comercial independente de imobiliárias.  A empresa, hoje, atende diversos clientes importantes do setor do varejo e, recentemente iniciou negócios também no Brasil. Durante a visita, a comitiva pode refletir   sobre como os métodos utilizados -como padrões e disciplina- podem influenciar em melhores resultados.

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`O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, entrega placa de agradecimento à visita na NAI Global`

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No segundo dia de visitas técnicas, a comitiva conheceu a Nathan´s Famous – uma das mais antigas marcas americanas. A marca, especializada em hot-dogs,  teve início em 1916 e sua primeira loja, hoje, em um verão consegue faturar até US$ 300mil em um final de semana. A marca que até 1954 só tinha uma loja, está atualmente presente em 6 países, operando em conceito multiplataforma. Na ocasião, os executivos fizeram uma reunião com o presidente da empresa Natan`s Wayne Norbitz, e o vice-presidente de franchising e operações Randy Watts.

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O Presidente da Natan`s Wayne Norbitz, Juarez Leão, da ABF e Randy Watts, Vice Presidente de franchising e operações da empresa americana.

Outra empresa visitada foi a Hertz Corporation, a maior empresa de aluguel de veículos no mundo. Com mais de 90 anos e destaque no setor de franquias, a empresa recepcionou os executivos da ABF com muita simpatia e profissionalismo. Além desta, conheceram a HIP – Hertz Improvement Process –  que trabalham com eficiência (Lighthouse, Six Sigma, Hoshin e Lean) . Como franqueadora, a empresa exige dos franqueados uma postura que vai além do básico e está muito envolvida com a experiência de consumo.

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Juarez Leão entrega placa de agradecimento à David Riker, responsável pela área de franchising da Hertz

Segundo Ricardo Camargo, todas as organizações se mostraram bem receptivas e o conhecimento adquirido nas visitas contribuiu para novas perspectivas em relação à inovação do franchising brasileiro.

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