Como identificar o melhor tipo de franquia

Portal Exame.com – Camila Lam – 24/09

Pesquisar sobre a concorrência e conversar com outros franqueados da rede são atitudes essenciais para quem está em dúvida em que tipo de franquia investir. “É preciso verificar o grau de satisfação dos franqueados e o suporte do franqueador”, ensina Marcos Nascimento, diretor da Cia de Franchising.

“Nunca invista em uma franquia sem conhecer pessoalmente algumas das pessoas chaves da estrutura da franquia”, recomenda Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store. Para Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), ter capital para abrir o próprio negócio também é importante. 

Dependendo do segmento, o franqueado precisa ter facilidade para lidar com pessoas ou ter experiência na área. Vejas as recomendações dos especialistas para identificar o melhor tipo de franquia para investir. 

Alimentação

Franquias de fast food, doces, comida saudável, são algumas opções do setor de alimentação. Uma boa pesquisa de mercado pode ajudar a mapear as melhores oportunidades. Para Nascimento, se o interessado não gosta de trabalhar aos domingos, ter uma franquia de alimentação dentro de um shopping, por exemplo, pode não ser a melhor opção. 

Neste segmento, o franqueado terá que gerenciar o estoque de alimentos, por exemplo. “Saber como funciona a logística, qual é o tempo médio do vencimento dos alimentos, se vai receber os produtos semanalmente ou diariamente”, explica Filomena. Para Camargo, contratar mão de obra qualificada e trabalhar durante os finais de semana são outros desafios para franqueados desta área. 

Saúde e beleza

Boa noção de gestão, interesse pela área e gostar de lidar com pessoas são aspectos importantes para atuar neste segmento. “O treinamento da equipe é a chave de sucesso”, afirma Filomena.