Comitiva da ABF desembarca em NY

 A fim de acompanhar o ritmo do mercado, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) organizou um grupo de 31 empresários do setor para participar da NRF 2012 (National Retail Federation), maior evento de varejo do mundo, que acontece na cidade de Nova Iorque, de 15 a 18 de janeiro. Além dos franqueadores das empresas , o presidente da ABF Ricardo Bomeny, o diretor executivo Ricardo Camargo, e a diretora executiva da AFRAS fazem parte da comitiva.

Comitiva da ABF em New York

Além de participar do Congresso, o grupo aproveita a estadia até o dia 21 para visitar lojas e conhecer de perto as operações americanas. `Nosso objetivo é vivenciar, trocar experiências e buscar inspiração no berço do consumo mundial para as nossas operações.`, comenta Ricardo Bomeny, presidente da associação.

Diversos temas de relevância do setor serão discutidos e apresentados como, por exemplo, a evolução crítica em marketing de varejo, varejo digital, Loja 3.0, o capitalismo consciente e palestras sobre liderança e panoramas sobre as principais tendências do varejo nas renomadas `Mostras BIG Varejo`. Toda a programação contará com profissionais de destaque, como por exemplo, Matthew R. Shay, presidente e CEO da National Retail Federation.

Comitiva da ABF em New York

Segundo Camargo, no primeiro dia já pôde-se perceber que a tendência continua sendo a integração dos canais virtuais com as lojas físicas. O diretor também observou que a presença  brasileira (cerca de 24 mil pessoas) está cerca de 10% maior do que no ano passado. Em relação a economia americana, ele acredita que os americanos estão bem mais otimistas pra esse ano, com o aumento da taxa de emprego e a participação do varejo continua forte.

Antes do evento, o executivo participou também da reunião da FIRAE (Forum for International Retail Association Executives), onde foram discutidos os principais rumos do varejo internacional. Na ocasião houve a troca de diretoria do Conselho, que nomeou o dirigente da entidade de varejo da Bélgica, como novo presidente. Durante as apresentações, o que mais chamou a atenção dos presentes foi o fato dos Estados Unidos estarem se recuperando gradativamente da crise, as dificuldades dos países europeus para administrar os problemas que estão reduzindo a capacidade de compra dos consumidores locais e o fato do Brasil ter passado pelas duas crises sem grande dificuldades.

Comitiva da ABF New York

Na prática o Brasil é hoje um país visado pelo capital internacional tendo o potencial do seu mercado, o nível de quase pleno emprego e a demanda crescente da sociedade brasileira por bens e serviços.Outro ponto levantado pelo Presidente da NRF foi o modelo tributário americano que pune as empresas varejistas de modo injusto. A NRF está trabalhando com o governo no sentido de uniformizar a cobrança dos impostos de vendas com o objetivo de tornar mais justa a concorrência.

A programação da comitiva da ABF inclui ainda para essa semana a participação em jantares e reuniões exclusivas com entidades e empresários estrangeiros e também visitas técnicas guiadas para conhecer as maiores referências do varejo mundial, com foco no franchising.