Início Notícias Com apoio da ABF, feira mostra força do franchising em Campinas e região

Com apoio da ABF, feira mostra força do franchising em Campinas e região

Em sua 6ª edição, Campinas Franchising Business reúne franqueadores com oportunidades de negócio no interior paulista

Com o apoio da ABF, está sendo realizada de 21 a 22/9 a 6ª Campinas Franchising Business, maior feira de franquias do interior paulista. Promovida pela Merko Eventos, a feira está instalada no The Royal Palm Plaza. A exposição tem por objetivo aproximar redes de franquias de empreendedores interessados em abrir unidades franqueadas na cidade e região.

O mercado de franchising da Região Metropolitana de Campinas (RMC), formada por 20 municípios, faturou cerca de R$ 5 bilhões em 2014, uma expansão de 11,6% em relação a 2013, de acordo com dados da ABF. Ainda segundo a Associação, a cidade de Campinas é o maior mercado do franchising fora das capitais brasileiras e a RMC é o berço de 125 empresas franqueadoras, o que mostra o vigor do mercado regional.

De acordo com o diretor de inteligência de mercado da ABF, Claudio Tieghi, “o mercado de franchising tem grande potencial fora das capitais e Campinas e região é uma prova disso. Os franqueadores estão atentos a isso, tanto que a taxa de crescimento da região foi superior à média nacional, que foi de 9% em 2014. Enquanto associação, estimulamos a capilarização do franchising e feiras como esta são importantes para disseminar o sistema”. Atualmente, existem cerca de 125 redes de franquias operando na região, com mais de 8,5 mil unidades franqueadas em operação. Os segmentos de Alimentação, Vestuário e Calçados e Acessórios são os mais representativos. O modelo de microfranquias, redes cujo investimento inicial é de até R$ 80 mil, também se destacam não região, respondendo por 26% das unidades franqueadas.

“O interior, especialmente o paulista, reúne condições favoráveis ao franchising: empreendedores com capital e visão de negócios, de um lado, e um mercado com custos e competição menores, de outro. Além disso, de forma geral, os consumidores são ávidos por novas marcas e produtos do franchising. De forma que, feita uma análise criteriosa, o interior oferece ainda grandes oportunidades para franqueadores e franqueados, mesmo no atual momento econômico”, explica Tieghi. O diretor da ABF lembra também que, nacionalmente, o mercado de franchising cresceu 11,2% no primeiro semestre deste ano, mostrando sua resiliência.

A fim de incentivar ainda mais a capilarização do franchising, a ABF, em conjunto com o Sebrae, promove o Projeto Franquias Brasil, uma série de cursos presenciais com os princípios do sistema de franchising que vai percorrer 110 cidades em 19 Estados até 2016. Várias edições do curso Entendendo Franchising já foram realizadas no interior paulista, incluindo a região metropolitana de Campinas. “A interiorização do franchising e a educação são dois dos pilares da atuação da ABF, daí a importância de unirmos a nossa expertise à do Sebrae para levarmos o conhecimento sobre o franchising e o empreendedorismo a todo o Brasil. Com isso, queremos também sensibilizar potenciais franqueados e franqueadores, disseminando as melhores práticas e fortalecendo o sistema”, afirma Keller de Paula, diretora de marketing e comunicação da ABF.

O projeto conta ainda com o Game Franquias Brasil que, de modo interativo e divertido, transmite lições e dicas relevantes para administração de uma franquia. São seis jogos online e gratuitos sobre os seguintes temas: Preços, Vendas e Custos; Gestão de Pessoas; Atendimento a Clientes; Marketing e Merchandising; Gestão Financeira e Indicadores de Desempenho. Confira em: www.gamefranquiabrasil.com.br.