CleanNew é finalista do Prêmio Destaque de Internacionalização; confira o case da marca

CleanNew
Fritz Paixão, CEO da CleanNew, finalista do Prêmio Destaque Internacionalização da ABF e Apex-Brasil

Colômbia, Estados Unidos, Argentina: saiba como a CleanNew aproveitou um momento de crise para expandir sua rede para esses mercados

“A internacionalização salvou minha empresa, minha marca, meus sonhos e me mostrou uma alternativa que talvez não tivesse coragem de enfrentar.” A declaração é de Fritz Paixão, CEO da rede de franquias líder no mercado latino-americano de blindagem de estofados e higienização, a CleanNew. A marca é uma das 14 finalistas no Prêmio Destaque de Internacionalização, promovido pelo Franchising Brasil — programa de internacionalização do setor realizado por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Hoje, a CleanNew está presente nos mercados norte-americano, colombiano, argentino e pretende levar a marca para o mercado árabe. E em plena pandemia a empresa apresentou crescimento de 30% no faturamento, cerca de 10% em adesão de novos franqueadores e as projeções apontam para um aumento em 50% no faturamento no próximo trimestre.

Trajetória de sucesso
A CleanNew surgiu em 2014, e tinha o intuito de atender o setor automotivo nos condomínios de luxo de Salvador. Ao notar alta demanda de serviços residenciais para a higienização de itens como sofás e cadeiras, Fritz descobriu um nicho de mercado até então pouco explorado e brilhou. “O sucesso foi tamanho que, em pouco tempo, diversas celebridades se surpreenderam com nossos serviços a ponto de postá-los nas redes sociais, fazendo assim com que a CleanNew fosse conhecida nacionalmente”, conta.

Nos quatro anos seguintes, a marca conquistou o Brasil por meio do franchising. Em junho de 2018, após uma briga societária, Fritz perdeu 50% de seus franqueados e, com eles, 75% do seu faturamento.

“Passado essa fase difícil de readaptação a uma nova realidade financeira, reuni meu time, fiz um investimento maior em infraestrutura e uma aposta: expansão internacional. Afinal, precisava equilibrar o meu caixa e a melhor forma disto acontecer de uma maneira rápida, antes que a empresa quebrasse, era esta”, relata o empreendedor.

A captação dos másters franqueados da Colômbia, Argentina e Estados Unidos surgiu por meio da exposição da marca nas redes sociais – hoje, o perfil da empresa tem mais de 106 mil seguidores em sua página do Instagram. De acordo com Fritz, para a primeira reunião com o investidor colombiano recorreu a uma amiga que falava a língua para auxiliá-lo e, posteriormente, contratou um escritório jurídico afiliado a ABF que o  orientou em toda formatação da documentação.

No primeiro ano da operação em Bogotá, a margem de lucro foi de cerca de 40% do valor investido, e da Argentina 29%. Segundo Fritz, não houve nenhum tipo de investimento financeiro em marketing: “Foi apenas utilizando a rede social a seu favor, da mesma forma que fizemos no Brasil, e com uma grande adesão das celebridades justamente pela inovação e experiência que proporcionamos”, explica.

Em março de 2019, Fritz foi para Miami dar o pontapé da marca na cidade norte-americana, onde ele atualmente reside. “De lá pra cá, fechamos grandes parcerias em Miami, com fabricantes de móveis brasileiros e italianos como Artefacto, Saccaro, Minotti e Baxter, que começaram a comercializar nossos serviços dentro da loja como uma espécie de garantia estendida do estofado”, conta, e acrescenta que no primeiro ano o faturamento foi de USD$ 401,69 mil, uma margem de lucro de 34% de sua primeira unidade inaugurada.

Fritz comenta que o case de internacionalização contribuiu para salvação de sua empresa. “O modelo de negócios aplicado se demonstrou altamente rentável nos países, com um payback mais baixo do que o esperado, e uma rentabilidade maior que o Brasil. Esses fatores permitiram para o investidor uma alta rentabilidade desde o início da sua operação”, finaliza.

Sobre o Prêmio Destaque de Internacionalização
O objetivo do prêmio é consagrar redes que, por meio da participação em ações de promoção e capacitação do programa, iniciaram ou alcançaram um consistente processo de internacionalização de suas marcas.

A entrega do prêmio será anunciada em breve e irá condecorar três franquias na categoria geral e uma rede ainda será premiada na categoria Estratégia e Consolidação, categoria criada em vista do alto nível e qualidade dos cases que foram submetidos para avaliação da Apex Brasil e ABF. Os critérios avaliados pela comissão julgadora, compostas por membros do Comitê Gestor do Franchising Brasil, são: complexidade do setor e do mercado; processo de operacionalização; impacto do case; inovação da iniciativa; e, também, a relação com a participação no Programa.

Sobre o Franchising Brasil
O Franchising Brasil é um projeto conjunto da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que visa apoiar a estratégia de internacionalização das redes brasileiras de franquias e sua promoção comercial internacional. A iniciativa foi concebida para promover este reconhecido modelo de negócios nos principais mercados internacionais.