Início ABF Rio II Café com Franquia da ABF Rio aborda os desafios para o mercado de franchising em 2023

Café com Franquia da ABF Rio aborda os desafios para o mercado de franchising em 2023

Café com Franquia da ABF Rio aborda os desafios para o mercado de franchising em 2023

A Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) promoveu a palestra “Os desafios do franchising em 2023”, ministrada pelo atual vice-presidente da ABF (eleito presidente para o biênio 2023-2024), sócio-fundador e CEO do Grupo Trigo, Tom Moreira Leite, durante o evento Café com Franquia, na manhã da última terça-feira (22/11).

Dando início ao evento, o presidente da ABF Rio, Beto Filho, deu boas-vindas e agradeceu a presença de todos: “Sejam super bem-vindos! O Café com Franquia de hoje é o último do ano, e recebemos o Tom Moreira Leite para passar a visão sobre o franchising brasileiro em 2023. Espero que seja uma manhã agradável e com muita informação para todos”, disse.

O mercado de franquias é uma das opções de negócios mais escolhidas pelos empreendedores brasileiros. É um setor muito diversificado e que apresenta um risco menor do que os encontrados em empreendimentos inéditos. “Não quer dizer que o franchising não apresente desafios específicos, são questões que começam a se manifestar conforme a rede cresce, e precisam ser encarados de modo estratégico. Esses desafios podem, inclusive, se transformar em impulsionadores de crescimento e geradores de valor para franqueadores e franqueados”, comentou Leite.

Em 2023, o franchising vem com uma vantagem competitiva nos negócios, por tudo que fez nesses últimos anos, e com toda a capacidade de adaptação que o setor permite. “Tivemos um crescimento muito grande em 2022, e no ano que vem, o sistema de franquias só tem a crescer ainda mais. Temos que pensar também que cada marca tem seu ritmo de crescimento.

Leite declarou, ainda, que inflação e juros altos precisam estar na conta das empresas no ano que vem, mas deixando um pouco de lado as condições macroeconômicas do País, o varejo, para ser competitivo, precisar ser eficiente no on-line e no off-line. “Programas de fidelidade também fazem parte do dia-a-dia do comerciante. E a partir desses programas, a marca vai conseguir formar uma base de dados para conhecer e interagir melhor com seu cliente”, ressaltou.

Concluindo a palestra, o vice-presidente da ABF explicou que em 2023 a instituição vai continuar a se dedicar, atuando ativamente em prol dos interesses do franchising. “Vamos seguir atuando em busca de um franchising consciente, com planejamento, sendo um hub de inovação para os associados e buscando a redução do ISS tanto regionalmente, quanto nacionalmente com entidades parceiras da ABF”, concluiu.

Foto: ABF Rio/Divulgação