R7 Notícias – Redação – 30/04
Muito se fala sobre recessão e crise econômica nos últimos meses. Entretanto nem todos os segmentos parecem terem sido impactados com essa onda de pessimismo. Um exemplo é o setor de franquias que vem nadando contra corrente e seguindo a pleno vapor. Segundos dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) o setor registrou um crescimento de 7,7% fechando o ano com um faturamento superior aos R$ 127 bilhões de reais. Quando o assunto é geração de empregos o aumento foi de 6,5%, mais de 1 milhão de novas vagas disponíveis nas 125.641 unidades espalhadas pelo Brasil.
Os números enchem os olhos e não é por menos, dentre todos os diferenciais, as franquias oferecem ao investidor a aquisição de marcas já consagradas minimizando riscos e trazendo, além da experiência do franqueado, suporte operacional através de métodos de gestão e acompanhamento, e orientações permanentes sobre a operação das lojas com treinamentos e manuais.
Essa vontade de o próprio negócio é um dos grandes sonhos do empreendedor Brasileiro. De acordo com levantamento do SEBRAE, 44% das pessoas sonham em ter um negócio próprio contra 25% que deseja construir uma carreira em uma empresa. Uma pesquisa realizada pela Endeavor mostra que 90% dos brasileiros acredita que empreendedores são geradores de emprego e acreditam que ser o seu próprio patrão é poder ajudar alguém ou dar a oportunidade para outras pessoas, além de ser uma forma de se beneficiar do seu próprio trabalho.
Independência financeira, autorrealização e melhores perspectivas de renda são bons motivadores, contudo para Junior Oliveira, coordenador de franquias da Rede Premiatto, primeira franquia especializada em comida rápida com qualidade Premium, o setor requer alguns cuidados. “Antes de adquirir uma franquia é imprescindível descobrir qual segmento se tem afinidade, pois é importante gostar do setor em que se procura investir. Para franquias de alimentação, é fundamental que o investidor aprecie a gastronomia e tenha extremo interesse pelo assunto, além é claro de estar atento ao mercado, entender o que é uma franquia e estar ciente do compromisso que se está firmando”.
Já para o empresário Tiago Turatto sócio proprietário da Das Brot, franquia que oferece pães e doces alemães de alta qualidade, fabricados com fermentação natural, os desafios de se investir em uma franquia vão muito além da afinidade com o setor selecionado. “Escolher uma franquia é escolher um novo estilo de vida e por isso o franqueado deve se identificar com a operação. Muitas pessoas que empreendem em franquias estão investindo naquilo que será o seu primeiro negócio, e às vezes elas encontram dificuldades para escolher a franquia ideal devido às inúmeras opções. Nesse momento investir tempo na busca pela franquia ideal será fundamental”.
Segundo o “Guia oficial de orientação para franqueadores” da ABF, para os empreendedores que pretendem adquirir uma franquia é fundamental estar atento a questões como: quais os principais desafios do negócio, o tipo de assistência e suporte (aprovação de ponto, tempo de treinamento, manuais operacionais, conselho de franqueados), suporte para inauguração, aplicação do fundo de propaganda e projeção de faturamento mensal médio.