As franquias mais promissoras para 2014

Portal Exame – Priscila Zuini – 12/12
 
O setor de franquias tem crescimento garantido em 2014, segundo os especialistas da área. Depois de apresentar um resultado expressivo nos últimos anos, sempre com dois dígitos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas sediadas no Brasil ainda animam o mercado. 

“O mercado de franquias vem crescendo acima de 10% nos últimos oito anos, e isto vai se repetir em 2013 e também em 2014, ainda embalado pela estabilidade da economia e pelos investimentos de final de Governo e do Mundial”, opina Paulo Cesar Mauro, presidente da Global Franchise. Beto Filho, presidente da ABF-Rio, reforça a posição otimista. “Esse mercado tem evolução garantida por, no mínimo, mais dez anos”, diz. 

O crescimento deve ser impulsionado ainda pela classe C e pelas inaugurações de novos shoppings. “A minha expectativa é de um crescimento de 10%, no geral, puxado pelas inaugurações de shopping centers, pelo crescimento da classe C, pela interiorização do crescimento fora do eixo Rio-SP e pela chegada de novas marcas internacionais ao mercado brasileiro”, explica André Friedheim, diretor da Francap. 
 
A pedido de EXAME.com, os consultores Paulo Cesar Mauro, presidente da Global Franchise, Beto Filho, presidente da ABF-Rio, André Friedheim, diretor da Francap, Claudia Bittencourt, diretora geral do Grupo Bittencourt, e Carlos Fugice Jr, sócio-fundador da Goakira Consultoria Empresarial, elaboraram uma lista dos tipos de franquias mais aquecidos para 2014.