Após falir, empreendedora abre sua própria rede com 30 unidades

Uma trajetória de superação e empreendedorismo

Quando criança,  brincadeira predileta era fazer as unhas das primas e vizinhas. Mais tarde, se arriscava na aplicação de máscaras naturais para melhorar a pele e no preparo de ceras para depilação. Foi assim, quase que por acaso que Luzia Costa deu os primeiros passos na área de estética, um segmento que, anos mais tarde, provocaria uma reviravolta não apenas em sua vida, mas na de uma dezena de outras pessoas. A empresária é responsável pela rede de franquias Sóbrancelhas, com 30 unidades em operação e 50 contratos fechados. A meta é terminar o ano com 80 franquias e um faturamento da ordem de R$ 2.800.000,00. A rede, que gera cerca de 150 empregos diretos, atende a uma média de 30 mil pessoas por mês, com serviços que variam de R$ 25 a R$ 490.
 
A franquia, criada em 2013, na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, é o principal negócio criado por Luzia, mas não o único. O primeiro foi um carrinho de lanches que em pouco tempo transformou-se em uma lanchonete instalada na rodoviária da cidade. “Embora o movimento fosse satisfatório, eu sempre pensava grande, queria ir além e investi na abertura de uma pizzaria”, lembra a empresária. Embora tivesse vontade e espírito empreendedor, faltava uma gestão personalizada e ela quebrou. Mais do que isso, perdeu o negócio. Foi só depois de amargar o retorno à casa dos pais que Luzia Costa começou a empreender novamente, desta vez, fabricando conservas e pirulitos.
  
Entre uma produção e outra, aproveitou para fazer cursos livres na área de estética, sua verdadeira paixão. O primeiro deles de massagem, com duração de seis meses. “Na terceira semana, eu já estava atendendo clientes sobre a mesa de casa. Não tinha dinheiro para comprar uma maca”, conta. “Troquei o equipamento por serviço e fui adiante”. Na verdade, decidiu que instalaria uma barraca na Praia do Tenório, em Ubatuba, durante a temporada de verão. Foi a única a conseguir um alvará para trabalhar na areia. Dava plantão das 5h às 18h à beira mar e, à noite, atendia nos condomínios. Deu certo, juntou um dinheirinho e resolveu investir em cursos de especialização, entre eles, vários na área de sobrancelhas. “Como eu era boa em depilação com linha egípcia e em design, as pessoas começaram a pedir ajuda, queriam aprender a dominar as técnicas como eu fazia”, afirma a empresária.  De aluna em aluna, ela abriu o Centro de Treinamento Luzia Costa, com aulas para no máximo três profissionais por turnos de duas horas.
 
Foi a fama do Centro de Treinamento que levou a região a buscar profissionais entre seus alunos e, mais do que isso, uma franquia do ramo a pedir ajuda para capacitar a própria equipe. “Foi quando pensei: por que não abrir a minha própria rede de franquias especializada em sobrancelhas?”, afirma Luzia. 
   
O centro especializado em embelezamento do olhar e da face Sóbrancelhas – com serviços de design de sobrancelha, alongamento de cílios e depilação com linha – levou quase um ano para ser formatado e abriu as portas em 2013, em um ponto dentro do shopping de Taubaté. Um mês depois já tinha candidatos a investir na versão quiosque, com apenas 6 metros quadrados. A primeira franquia foi inaugurada em abril de 2014, em Guaratinguetá. E a proposta é ganhar o Brasil a partir do segundo semestre deste ano.“Nosso grande diferencial é a qualidade dos serviços, a segurança dos produtos usados, 100% descartáveis, a linha completa de cosméticos específica para tratamento e fortalecimento dos pelos e da pele, além da orientação dada a cada cliente sobre os cuidados e os riscos de cada procedimento”, finaliza Luzia.

Ficha Técnica
Tipo de Negócio: Beleza e Saúde
Ano da Fundação: 2013
Início da Franquia no Brasil: 2014
Unidades próprias: 01
Unidades franqueadas: 48, sendo 30 já inauguradas
Investimento mínimo inicial (com taxa de franquia): R$ 80.000,00 (quiosque) e R$ 100.000,00 (loja)
Taxa de Franquia: R$ 35.000,00
Capital de giro: R$ 8.000,00
Royalties: R$ 1.800,00
Fundo de propaganda: Não é cobrado
Área mínima de uma unidade: QUIOSQUE 6m² / LOJA 20m²
Número de funcionários por unidade: 5 para shopping / 3 loja de rua
Faturamento médio: R$ 35.000,00
Lucro líquido: de 45 a 50% do faturamento bruto
Prazo de retorno do investimento: 12 MESES

Contatos para franquia:
            – E-mail: [email protected]
            – Telefone: (11) 2579-1583
– Responsável: Fabricia Vidaurre