Antilhas investe em Sustentabilidade

A Antilhas, uma das maiores empresas do setor de embalagens, considera as ações sustentáveis como um dos alicerces essenciais para uma administração responsável e comprometida. Para 2012, a empresa apresenta novidades e investimentos no Departamento de Sustentabilidade.
O Departamento de Sustentabilidade é responsável por buscar e implantar práticas sustentáveis no dia a dia da empresa através do Sistema de Gestão Integrada que compreende a gestão com foco nas normas de Qualidade (ISO 9001), Meio Ambiente (ISO 14001), Saúde e Segurança do Trabalho (OHSAS 18001) e Responsabilidade Social (SA 8000). Em 2011, foram investidos mais de R$ 1 milhão de reais em melhorias relacionadas à gestão ambiental.  
Para Fernando Careli, coordenador de sustentabilidade na Antilhas e responsável pelo departamento desde o inicio do ano, o foco em investimentos na área prevalecerá em 2012. Um dos objetivos será disseminar ainda mais o tema sustentabilidade dentro da empresa, conscientizando os colaboradores das diversas ações propostas e também, aproximar as práticas sustentáveis promovidas pelos clientes, alinhando objetivos, expectativas e garantindo maior aderência às exigências do mercado.
`Nosso maior desafio é fazer da sustentabilidade uma parceira estratégica dos negócios. Buscamos identificar as melhores oportunidades, a redução dos custos relativos ao gerenciamento de resíduos e propor assim, ações inovadoras e criativas, aprofundando também as já realizadas, em busca de resultados positivos`, afirma Careli.
Dentre as propostas do Departamento de Sustentabilidade da Antilhas, vale ressaltar o Embalagem Viva, projeto pioneiro em logística reversa que tem como objetivo viabilizar o descarte adequado e ainda ampliar o reaproveitamento de embalagens pós-consumo. A iniciativa é considerada pioneira pois é um passo à frente na Política Nacional de Resíduos Sólidos. A dinâmica consiste no recolhimento dos resíduos sólidos (papel, vidro, plástico, entre outros) descartados pelas lojas das redes que são clientes da Antilhas no momento da entrega das embalagens.
Outro destaque é o gerenciamento total dos resíduos gerados, visando à minimização dos impactos ambientais. Isso porque hoje, praticamente 100% dos resíduos de papel, plástico, vidro, metal e óleo usado na empresa são destinados para a reciclagem. Os efluentes industriais são tratados dentro dos parâmetros legais aplicáveis, o óleo usado do restaurante da empresa é destinado para a produção de biodiesel, as pilhas e baterias são enviadas para reciclagem e reprocessamento. Já os resíduos industriais são destinados para o co-processamento e recuperação energética.
`Trabalhamos com recursos naturais na produção das nossas embalagens e, garantir a sustentabilidade no uso de tais recursos é garantir a sustentabilidade do próprio negócio da Antilhas`, completa Careli.

Sobre a Antilhas
A empresa é 100% nacional, reconhecida no mercado pelo pioneirismo em levar inovações e soluções em embalagens para seus clientes. Há 22 anos, desenvolve soluções em embalagens para mais de 12 mil pontos de venda em todas as regiões do Brasil. A unidade fabril está localizada em Santana do Parnaíba (SP) e conta com 28 mil m² de área construída, em um terreno de 40 mil m².
Desde sua fundação, a companhia investe em pesquisa e desenvolvimento, infraestrutura e qualidade para se manter na vanguarda das novas tecnologias e tendências de mercado. Oferece a seus clientes, sempre em primeira mão, a oportunidade de sair na frente no setor em que atuam.
A empresa atende os segmentos de Cosmético, Perfumaria e Higiene Pessoal; Vestuário, Calçados e Acessórios; Alimentos e Bebidas; Papel e Papelaria; Grande varejo; Eletro-Eletrônico; Telefonia e Outros. Fabrica em papel, cartão e plástico (rígido ou flexível) produtos como cartuchos, caixas, sacolas com acabamento manual e automático, estojos e kits, envelopes, envoltórios e bobinas técnicas. Além de desenvolver e trazer de todo o mundo elementos decorativos que agregam valor à embalagem (adereços, papéis de seda, etiquetas, etc).
Para mais informações, visite: www.antilhas.com.br

Informações para a Imprensa:
DFREIRE Comunicação e Negócios  
Debora Freire – [email protected]
Liane Mota – [email protected]
Tel. (11) 5505-8922