A ABF apoiou o evento realizado pela Premiar Eventos e Consultoria, empresa amazonense que atua no mercado de feiras e eventos, na primeira feira de franquias da região Norte. A Amazon Franchising 2011 aconteceu nos dias 18, 19, e 20 de novembro, no Studio 5 Centro de Convenções, Manaus e contou com cerca de 100 marcas expositoras. Espera-se atrair aproximadamente R$50 milhões em novos investimentos de franquias, a partir do evento.
A feira teve como principal objetivo, impulsionar o mercado de franquias na região, reunindo as diversas empresas do segmento, oferecer informações técnicas sobre o setor, gerar contatos e negócios entre expositores e público visitante, além de possibilitar a abertura de novos empreendimentos e ampliar o desenvolvimento da economia da região. Os visitantes tiveram a oportunidade de conferir opções de investimento nas áreas de: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante, idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios, entre outros.
O gerente de relacionamento da ABF, Rogério Feijó, representou a entidade e falou sobre as oportunidades que o mercado manauense oferece às redes franqueadoras. Segundo ele, a capital do Amazonas representa o segundo maior pólo de franquias da Região Norte, possui cinco bons shoppings em operação e será uma das sedes da Copa do Mundo. `Há boas oportunidades tanto para a entrada de novas marcas quanto para o desenvolvimento de franquias locais. A região possui bons conceitos calcados em sustentabilidade e produtos naturais, com boa penetração em todo o país e exterior.` Ele explica que as palestras foram muito procuradas, com uma média de 100 pessoas por sessão, e que o estande da ABF foi muito procurado por empresários locais em busca de informação sobre o sistema de franquias.
Além da participação de diversas marcas, a Amazon Franchising ofereceu uma programação diversificada aos interessados em saber mais sobre o sistema de franquias, por meio de cursos gratuitos. As palestras atraíram um público variado de estudantes a grandes empresários que desejam mudar de ramo, incluindo pesquisadores e professores das áreas relacionadas ao tema.
O professor do CEULM/ULBRA Msc. Ely Lemos de Oliveira, por exemplo, viu na Amazon Franchising 2011 uma oportunidade para os acadêmicos do curso de Administração vivenciarem o ambiente empresarial.
`Associando as teorias abordadas em sala de aula ao contexto empresarial observado no evento, o acadêmico tem a oportunidade de compreender melhor a dinâmica, exigências e tendências atuais do mercado. Situações de aprendizagem como esta, possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para que tais profissionais façam diferença no mercado de trabalho`, concluiu.
`A Feira surpreendeu as expectativas! Tudo isso deixou o evento de negócios mais agradável aos participantes da primeira feira de franquias da região norte. Além disso, cada marca teve o seu destaque durante os três dias no pavilhão de exposições do Studio 5.`, afirmou a gerente Comercial da Editora Lamonica, Vani Oliveira. O presidente da US Franchising Consultoria, Eladio Toledo, que levou 15 marcas diferentes na área de: alimentos, vestuários e educação, afirmou que durante a feira foram realizados 400 contatos potenciais de negócios. `Não vejo a hora do próximo evento em 2012.
Já a rede Cacau Show realizou reuniões de negócios durante os três dias da Amazon Franchising. Foram realizados 40 contatos de novos negócios. `A feira veio trazer para as pessoas a abertura de um mercado diferenciado. É uma nova área na região!`, comentou Alexandre Memran, Consultor de Expansão da Cacau Show.
Por José Luiz Chaves