Aumento do número de refeições fora de casa impulsiona segmento
O ano de 2007 foi extraordinário para o setor de franchising. A constatação é de pesquisa da consultoria Rizzo Franchise. Segundo levantamentos da empresa, nesse ano surgiram 176 novas redes que, somadas às 1.366 existentes em 2006, totalizam 1.542, um crescimento de 12,9%. O número de franquias também aumentou. Pela pesquisa, hoje são 124.474 unidades, 8,8% mais que em 2006.
A alimentação é um dos destaques. Os últimos dados disponíveis sobre esse ramo em 2007, levantados pela Associação Brasileira de Franchising em parceria com o Provar/Fia (Programa de Administração de Varejo, da Fundação Instituto de Administração), revelam que em nove meses houve forte expansão das lojas que operam com refeições fora de casa. Até o final de setembro, foi apurado um aumento de 2,3% no número de unidades em operação. Segundo a percepção dos profissionais do setor, os números para o último trimestre são ainda mais animadores. A expectativa das redes desse segmento é de crescimento de 3,3% no número de lojas.
`O brasileiro passou a comer mais vezes na rua. Isso acontece por diversas razões, entre elas o fato de a mulher ter entrado fortemente no mercado de trabalho, a melhora no rendimento econômico e a falta de tempo cada vez maior das pessoas`, afirma Eguiberto Rissi, diretor da UnoDue, rede de padaria express. A empresa traçou um grande plano de expansão durante o ano e cresceu 29%, passando de 54 unidades no começo de 2007 para 69 unidades em funcionamento ou já em processo de implantação no mês de novembro. `Uma das chaves para o avanço foi a diversificação do cardápio. Se as pessoas passam boa parte do dia fora do lar, elas precisam e querem variedade na hora de fazer sua refeição`, diz Rissi. A rede oferece, além de suas tradicionais baguetes, salgados e doces, algumas opções de saladas, açaí, pratos rápidos de massa e sopas.
O crescimento também foi registrado por outras redes que atuam no segmento de fast food. A Spedini Trattoria Expressa, especializada em culinária italiana, dobrou o número de unidades em 2007. `Começamos o ano com nove e hoje estamos com 16 unidades, em cinco estados brasileiros`, diz Romano Fressato Neto, gerente de Expansão da rede. `A opção de uma refeição rápida, mas com a mesma qualidade de um restaurante italiano agrada ao público que tem pouco tempo para fazer suas refeições. A expansão é conseqüência natural dessa mistura`, explica. Para agradar ao público variado, além das massas, a franquia inclui grelhados, saladas e risotos no menu.
Outra rede que também tem o que comemorar em 2007 é o Montana Grill Express, que tem como sócios a dupla Chitãozinho e Xororó. A grife de carnes deve encerrar o ano com 80 unidades em funcionamento ou em fase de instalação, o que representa um crescimento de 25%. `As constantes novidades no cardápio, o forte investimento em campanhas promocionais e a qualidade na produção dos pratos e no atendimento desse público trouxeram como resultado esse índice de crescimento`, comemora Clóvis Cabrino Junior, um dos sócios da rede. Para 2008, a rede planeja centrar a expansão em São Paulo, Rio de Janeiro e região Sul do país.
Mais informações para a imprensa:
Tel.: (11) 3266-6088 ramal 208
Paulo Flores e Denis Dana