Início Notícias African planeja abrir 100 lojas em 10 anos

African planeja abrir 100 lojas em 10 anos

Rede, que negocia matérias primas para artesanato, espera crescer em ritmo acelerado em um mercado fatura que R$ 28 bilhões por ano

 

Maior rede de lojas de materiais para artesanato no varejo, a African Artesanato traçou um ambicioso plano de expansão para se lançar no franchising. Atualmente com 15 lojas próprias em nove Estados, tem o objetivo de inaugurar 100 novas unidades em um prazo de 10 anos. Para tanto, passou por um processo de reestruturação visando adequar-se ao novo sistema de negócios.

 

A confiança em um crescimento rápido sustenta-se nos números do mercado de artesanato, que movimenta cerca de R$ 28 bilhões a cada ano. Merav Mayo, uma das proprietárias da empresa, destaca o potencial do segmento, que engloba quase três milhões de consumidores no Brasil. `Seja pelas pessoas que levam o artesanato como hobby ou fonte de renda, este número deve subir ainda mais`, diz. O público é majoritariamente feminino – em algumas lojas, o índice chega a 90%.

 

Em curto prazo, a rede busca interessados nas principais capitais do país e em cidades do interior paulista. Rio de Janeiro, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Salvador, Manaus, Belém e Porto Alegre são cidades com boas perspectivas de negócio. `O candidato a franqueado não precisa de experiência anterior, mas deve ter visão empreendedora e identificação com o artesanato`, afirma o consultor André Giglio, da Francap, responsável pela expansão da rede.

 

Na última edição da ABF Franchising Expo, maior evento do setor, que aconteceu em junho, em São Paulo, a receptividade foi positiva. Já há vários investidores em processo de seleção.

 

Surgida em 1999 com a venda de velas artesanais para decoração de ambientes, a African ampliou sua área de atuação e hoje preenche todas as necessidades do público interessado em produtos para artesanato e bricolagem (Faça você mesmo). São mais de sete mil itens, incluindo massas para modelar, tintas, pincéis, fitas, velas, essências para perfumes, sabonetes, vidros e produtos para madeira e biscuit. Mas a rede não se limita à comercialização de produtos; são ministrados cursos práticos dentro das próprias lojas, o que amplia o interesse pelos materiais.

 

Serviço

African Artesanato (www.africanart.com.br)

Contatos/ Francap: (11) 3709-3709 ou [email protected]

 

Informações para a Imprensa

Ex-Libris Comunicação Integrada

Rodrigo Barneschi (11) 3266-6088/ 9328-0508

Ana Carolina Esmeraldo (11) 3284-2054