ABF Rio lança livro comemorativo de 30 Anos

Livro Rio
(A partir da esq.) Beto Filho, presidente da ABF Rio, com os autores do livro, Katia Simões e Roberto Prioste

Livro “ABF Rio 30 Anos – Braços sempre abertos para o franchising” narra a história do setor e a transformação da cidade maravilhosa contadas pelo próprio Rio de Janeiro.

Após o encerramento do primeiro dia da Expo Franchising ABF Rio, na noite da quinta-feira (11/11) houve o lançamento do livro  “ABF Rio 30 Anos – Braços sempre abertos para o franchising”.

A obra marca a celebração dos 30 anos da Associação Brasileira de Franchising seccional Rio de Janeiro, ressaltada em um breve discurso por Beto Filho, presidente da entidade.

Narrado em primeira pessoa pela própria cidade maravilhosa, o livro de autoria dos jornalistas Katia Simões e Roberto Prioste, retrata a evolução do setor de franquias carioca e o apogeu de marcas que levaram a força do DNA fluminense para todas as regiões do Brasil e do mundo.

Em mais de 250 páginas, a obra apresenta, em riqueza de detalhes, um retrato da transformação da metrópole, resgata histórias saborosas de quem ajudou a fazer do Rio o segundo maior mercado de franquias do Brasil.

O livro também narra um pouco da história da própria ABF Rio, como conta o personagem principal, na página 23. “O escritor português José Saramago escreveu uma vez que ‘no interior da grande cidade de todos está a pequena cidade em que realmente vivemos’. Ao longo dos anos 1990, despertaria entre os cariocas o sentimento de cidadania, que cobrava moradia, serviços de saneamento, ruas pavimentadas e a organização do espaço urbano. A constituição de uma entidade como a ABF Rio certamente contribuiria para o desenvolvimento não só da cidade, mas também de todo o Estado, na medida em que estimulava um tipo de operação que democratiza o acesso a bens e riquezas, quer abrindo as portas do mundo dos negócios, quer gerando empregos, recolhendo impostos e distribuindo riqueza por todos os elos da cadeia que forma o franchising”.

Exemplares do livro serão disponibilizados para algumas bibliotecas de universidades públicas e particulares e comercializados na ABF.

Foto: ABF Rio/Divulgação