Crenças e mudanças de paradigmas foram as palavras que nortearam o Café com Franquia da ABF Seccional Rio na manhã desta terça-feira (8/5) na PUC-Rio. O evento marcou o início da parceria entre a ABF Rio e a IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. A colaboração entre ambas as instituições irá oferecer benefícios e descontos de até 15% nos cursos da Escola às empresas associadas à ABF, abrangendo os seus sócios, colaboradores, franqueados das respectivas marcas associadas e dependentes.
Sob o tema “Gestão de Mudanças – Transformação Organizacional”, as palestras foram ministradas pelos professores Jorge Duro, coordenador acadêmico do MBA de Gestão Comercial e de Vendas do IAG PUC Rio; Alexandre Prado, consultor, coach e professor de cursos na área de desenvolvimento humano e organizacional, e Monica Petrocelli, especialista em Gestão de Mudanças Organizacionais e yogaterapeuta.
Abrindo o encontro, a presidente da ABF Rio, Eliane Bernardino, destacou o benefício da parceria para os associados e a pujança do sistema de franquias brasileiro que com a receita de R$ 163,3 bilhões, registrou um crescimento de 8% em 2017. “Acreditamos que o empresariado e a academia precisam andar juntos, para um maior preparo, uma visão mais profunda e a capacidade de tomar decisões de maneira mais estratégica e fundamentada. Estamos felizes com a realização desse convênio que certamente proporcionará mais acesso a um conteúdo de primeira linha, o que é um benefício para os associados, seus funcionários e todos os seus franqueados que queiram usufruir da condição especial nos MBAs do IAG”, afirmou. O diretor do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio, Prof. Dr. Paulo Cesar Motta, falou sobre a instituição, fundada em 1958, e que oferece vários programas de graduação, MBAs, mestrados e doutorado, com o objetivo de formar profissionais que conjuguem alta qualificação humana e técnica para atuarem na gestão de empresas nacionais e multinacionais. Dentre os cursos com início imediato está o MBA em Gestão Comercial, que já começa no próximo dia 18 de maio e tem grande aderência ao mercado de franquias.
Na primeira palestra, o professor Jorge Duro destacou os desafios de se reinventar com evolução tecnológica e como as empresas devem se preparar para tomar decisões. “As decisões devem ser planejadas e se dará sempre em cima de valores. As empresas que esperam as mudanças e ficam na zona de conforto acabam morrendo, só sobreviverão as que perceberem as mudanças do mercado e se tornarem flexíveis”, enfatizou o professor.
Já a especialista Monica Petrocelli mencionou que, em um ambiente de constantes mudanças e adversidades, o stress precisa ser bem administrado. O executivo precisa dispor de mais tempo para cuidar de si mesmo e buscar mais serenidade. Uma das técnicas apresentadas foram a administração consciente da respiração, que aumenta o poder de concentração e o foco, o os exercícios de respiração, bem como a importância dos pensamentos, que geram sentimentos, que afetam o comportamento, e que por sua vez gera hábitos.
“Tudo começa com o pensamento. Para mudar uma situação é preciso dissolver as resistências, quebrar paradigmas e estar disposto a transpor os obstáculos físicos mentais e emocionais”, evidenciou a especialista.
Para finalizar o evento, o professor e coach Alexandre Prado destacou a importância das crenças nas ações das pessoas, sendo a base das definições do dia a dia e determinante na resolução dos acontecimentos. “Todas nossas ações são baseadas em nossas crenças. Existem as limitadoras e as positivas. Muitas pessoas, ou organizações, não crescem devido a uma crença. Para mudar uma crença, é preciso avaliar qual é o problema que ela causa. A mudança gera novos hábitos”, finalizou.