ABF Rio debate a digitalização e o consumo pós-pandemia

A ABF Rio debateu na live em seu canal no YouTube na tarde da última quarta-feira(26/08), os impactos das mudanças de hábito no comportamento dos consumidores após superarmos a pandemia do novo coronavírus.

O tema “O comportamento do consumidor pós-pandemia” foi tratado pelo sócio-diretor da Pragma Consultoria e Treinamento, José Mauro, pelo diretor comercial, de operações e franquias da rede Taco, Mario Goldberg, e pela diretora jurídica adjunta da ABF Rio, Hannah Fernandes.

Esse momento histórico trouxe diversas incertezas e vem impactando o mercado de produtos de consumo em todo o mundo. Por isso, José Mauro acredita que a relação das empresas com os consumidores e os colaboradores após esse evento tem que ser mais transparente e gerar mais segurança.

“As pessoas vão utilizar cada vez mais os canais digitais como busca de informação. As redes precisam transmitir uma sensação maior de segurança. No consumo tem que haver confiança não só econômica. Ele não é puramente racional, é sim emocional e social. Na retomada, as redes precisam investir em protocolos de saúde para um ambiente físico seguro para o consumidor. E a cada dia é preciso avaliar como um médico que afere a pressão arterial, para medir as mudanças de comportamento desse consumidor”, declarou o especialista.

Complementando a fala de Mauro, Mario Goldberg evidenciou que as empresas precisam utilizar de todos os meios disponíveis para atender as demandas dos consumidores devido principalmente à concorrência

“A estratégia das empresas mais do que nunca deve ser a fidelização. É preciso ter a essência da multicanalidade, disponibilizando aos clientes todos os canais, seja digital ou presencial para ele utilizar como, onde e quando ele quiser”, finalizou Goldberg.