No último dia 27, a ABF Rio entrou no mundo da moda e debateu o impacto da crise no segmento no sistema de franquias e o novo cenário de consumo na palestra “O novo comportamento do consumidor e os desafios do franchising de moda no pós-crise”. A conferência foi ministrada pela consultora e especialista em moda Lisete Almeida durante o Café com Franquia, evento mensal da Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF Rio).
A consultora apresentou um breve resumo do mercado nos últimos dez anos e destacou algumas ações das marcas no cenário atual para expansão e crescimento das redes.
Segundo dados da ABF, mesmo com o cenário de instabilidade em todo o País, o segmento de moda no estado do Rio cresceu no ano passado 21%. Lizete afirmou que o empresário precisa se conscientizar do mercado e rever as ações para o crescimento. Além disso, a especialista destacou fatores mais comuns de empresas que se destacam na crise, como ter uma gestão eficiente de estoque e investir nos seus produtos e serviços, agregando-lhes valor.
“Na crise é preciso ter ações diferenciadas. É preciso ter uma proposta de valor na marca. Essa é a razão pela qual as pessoas escolhem uma marca em detrimento de outra,” afirmou Lizete.
Para o presidente da ABF Rio, Beto Filho, a palestra mostrou as grandes mudanças que estão ocorrendo no varejo, no atendimento aos clientes e as alternativas para o aumento nas vendas. “O consumo está mudando e por isso, precisamos aprender como melhorar a relação com os nossos clientes e assim ter sucesso nas vendas. Essa palestra deu um choque de realidade para que nossos empreendedores possam rever suas estratégias e aperfeiçoá-las”, afirmou.
O Café com Franquia é direcionado a todos profissionais ligados ao varejo, como gerentes, supervisores, vendedores, empreendedores, donos de empresas, prestadores de serviço e interessados no comércio em geral.