Início Notícias ABF em Ação ABF reúne associados em Assembleia Geral Ordinária

ABF reúne associados em Assembleia Geral Ordinária

ABF reúne associados em Assembleia Geral Ordinária
Sede da entidade em São Paulo

A ABF realizou na sexta-feira, 29/4, sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), em que representantes das redes associadas trataram de diversos assuntos, destacando-se: aprovação das contas do Conselho Diretor e do Conselho de Associados relativas ao ano de 2015; exame das demonstrações financeiras da ABF, relativas ao exercício findo em 31/12/15, auditadas pela empresa de auditoria KPMG; análise do relatório de atividades relativas ao ano de 2016 e aprovação do orçamento proposto para o exercício deste ano.

As demonstrações financeiras da ABF relativas ao ano de 215 foram apresentadas pelo diretor de controladoria da ABF, Roberto Ferreira.

O convênio firmado entre a ABF e o Sebrae Nacional foi outro tema da pauta da Assembleia. Os participantes destacaram os benefícios da ação conjunta de ambas entidades para o franchising brasileiro e que o prazo de execução do convênio continua até fevereiro de 2017.  Dentre os benefícios elencados estão a disseminação do conhecimento e das melhores práticas do sistema de franquias através dos cursos presenciais Entendendo Franchising; o estímulo ao empreendedorismo e à profissionalização dos empreendedores, com candidatos a franqueado mais preparados e conhecedores da lei e das particularidades do franchising. Além disso, o convênio fomenta a interiorização, o surgimento de novas marcas, a abertura de empresas, a geração de empregos e a movimentação da economia nos municípios.

Flavio Gozzoli Gonçalves, sócio da KPMG, detalhou a metodologia da auditoria aplicada nos trabalhos efetuados na ABF. Segundo ele, a Associação tem uma sólida saúde financeira e segue estritamente as regulamentações impostas a entidades do terceiro setor.

O auditor reforçou, ainda, que os controles internos da ABF são robustos e confiáveis o suficiente para embasar o parecer emitido e ressaltou o avanço da Associação em seu modelo de governança corporativa. “As demonstrações financeiras apresentam adequadamente, em todos os aspectos relevantes, a posição patrimonial e financeira da Associação Brasileira de Franchising em 31 de dezembro de 2015, o desempenho de suas operações e os seus fluxos de caixa para o exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil aplicáveis para as pequenas e médias empresas”, afirmou.

Os associados trataram, ainda, da agenda de atividades de 2016. Dentre as ações já realizadas, foram lembradas a participação da ABF na recente reunião do World Franchise Council (WFC) em Bolonha, na Itália, e no Fórum de Competitividade no Varejo do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio  (MDIC), em que a entidade tratou de temas como: flexibilização de leis trabalhistas; desburocratização de acesso a créditos no BNDES; projetos de lei de interesse do varejo, meios de pagamento e comercio eletrônico.Foi discutida, ainda, a criação de um grupo de trabalho no âmbito da Diretoria Jurídica para análise do Projeto de Lei 1572/11 que dispõe sobre o Novo Código Comercial.

Por fim, os associados foram convocados para a nova AGO, agendada para o próximo dia 10 de maio, que deverá discutir sobre a legislação estadual (do estado de São Paulo), nº 15854/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade de os fornecedores de serviços prestados de forma contínua estenderem o benefício de novas promoções aos clientes preexistentes.