Início Notícias ABF renova acordo com APEX-Brasil

ABF renova acordo com APEX-Brasil

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anuncia a renovação do acordo com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) que visa incentivar a internacionalização das franquias brasileiras associadas à entidade através de subsídio para que participem das principais feiras de negócios em franquia do mundo.

O plano de intercâmbio empresarial para o próximo biênio (2007/08) prevê a participação das redes brasileiras em feiras de negócios e missões comerciais em dez países – Argentina, Chile, Colômbia, México, Equador, Peru, Estados Unidos, Portugal, Itália e Espanha.

A participação nas feiras de franchising varia de acordo com os mercados de interesse das redes que integram o projeto.

O novo formato permite a participação de um número maior de empresas.  `A expectativa com esse segundo convênio é consolidar o franchising nacional como um diferencial atraente para investidores internacionais e proporcionar essa experiência para um número ainda maior de empresas`, afirma Ricardo Camargo, diretor executivo da  ABF.

Nesse contexto, a participação da ABF é de dar todo suporte e segurança às redes interessadas no processo de expansão internacional. `Nós queremos oferecer orientação e capacitação para as redes com o intuito de potencializar os resultados`, reforça.

O acordo prevê R$ 3,3 milhões de investimento para o fomento da exportação das franquias brasileiras. A APEX-Brasil será responsável por R$ 1,6 milhão e o  restante será investido pela ABF e pelas redes de franquia participantes do projeto. De acordo com a ABF, o total investido é o dobro do valor da primeira etapa do acordo (2005/06), que  levou 13 franquias nacionais para oito feiras de franchising no México, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

Todas as franquias participantes do projeto inicial tiveram retorno positivo e estão em processo de abertura de lojas no exterior. Do grupo, a Livraria Nobel abriu cinco unidades em Portugal e Espanha e uma em Angola. Outra rede que obteve sucesso no exterior foi a Showcolate, que conseguiu implantar dez unidades nos Estados Unidos, três em Portugal e está com mais de 30 franquias em processo de abertura em diversos países do mundo. A Golden Services iniciou a implementação de duas unidades no México e um acordo de joint venture em Portugal e a China in Box já tem  três unidades abertas no México também. A escola de idiomas Wizard abriu duas unidades em Portugal e a Bit Company iniciou projetos de franquias no Equador e Argentina. A rede Carmen Steffens iniciou uma franquia em Portugal e outra no México. Já a Oceanic e a Spoletto iniciaram acordos em Portugal e México, respectivamente. Mundo Verde inaugurou uma unidade em Angola e a Marisol, em Portugal.

Clique aqui e confira a programação do Pavilhão Brasil em 2007/08