A diretora regional da ABF Sul, Fabiana Estrela, e o diretor de inteligência de mercado, internacional e sustentabilidade da ABF, Claudio Tieghi, reuniram-se no último dia 23 de maio com franqueadores e franqueados locais para tratar de assuntos de interesse das franquias e do mercado sulista. Participaram também do encontro Gustavo Schifino, presidente do Conselho de Ética, e Carlos Alberto Zilli, membro do Conselho de Associados da entidade.
Tieghi apresentou uma prévia da Pesquisa de Desempenho do Franchising no primeiro trimestre de 2016, que aponta um crescimento nominal de 7,6% comparado ao mesmo período de 2015. Já no acumulado de 12 meses, a receita do setor variou positivamente 7,9%. O índice de expansão foi de 2,9% em unidades de franquia em relação ao ano de 2015, totalizando 141.254 unidades. A variação do número de unidades no período representou um incremento de 2.911 novas operações de franchising no Brasil.
No evento, o representante do Conselho de Associados ABF, Carlos Zilli, ministrou a palestra “Como sobreviver sem nenhum arranhão” e mostrou algumas soluções para o momento de instabilidade econômica atual. Além do conselheiro, o empresário das Óticas Carol, Leo Menon, compartilhou a história da marca e sua trajetória como franqueado. A rede possui 900 lojas e pretende chegar a mais de 1.000 ainda este ano.
Para finalizar, o presidente do Conselho de Ética da ABF, Gustavo Squifino, falou sobre a Pesquisa do Selo de Excelência ABF, as alterações das avaliações para os próximos anos e a respeito das mudanças no consumo brasileiro. Schifino destacou, ainda, outros temas importantes, como os novos clientes millennials, da geração Y, e-commerce e novos concorrentes, marketplace e o case Amazon sob o olhar do nosso mercado.