ABF Regional Sul abre ciclo de palestras Pós-IFA e Pós-NRF do ano

ABF Regional Sul abre ciclo de palestras Pós-IFA e Pós-NRF do ano
Grupo de associados da Regional Sul reunido com diretores da ABF

A diretora regional da ABF Sul Fabiana Estrela, o presidente do Conselho de Ética da ABF Nacional, Gustavo Schifino, o diretor de inteligência de mercado, relacionamento e sustentabilidade Claudio Tieghi e o diretor de treinamentos e eventos da entidade Juarez Leão reuniram-se com franqueadores e franqueados locais para tratar de assuntos de interesse das franquias e do mercado sulista. A reunião foi realizada no Hotel Deville dia 10 de março, em Porto Alegre.

Este foi o primeiro encontro do ano em que se iniciou o ciclo de palestras da ABF no País sobre o Pós-IFA, que debateu temas mais práticos para a gestão do franchising trazidos da 56ª Convenção Anual da International Franchise Association (IFA), e o Pós-NRF, que ofereceu uma visão macro de negócios do varejo que impactam o franchising, observados na 105ª edição do evento da National Retail Federation (NRF). Ambos eventos foram realizados nos dois primeiros meses de 2016 nos Estados Unidos.

A palestra foi ministrada por Leão e contou com a participação de cerca de 35 associados. Segundo o executivo, a Convenção da IFA este ano trouxe grandes lições sobre ações práticas que os franqueadores americanos executaram com intuito de blindar as empresas franqueadoras e seus franqueados e proteger o sistema da crise.  Ainda de acordo com Leão, os especialistas do franchising americano listaram dez grandes verticais para 2016: globalização das redes de varejo, millennials (geração Y), eficiência e produtividade, repensar as lojas físicas, atrito zero (no friction), propósito e cultura, colaboração, big data, mundo digital e internet das coisas.

Tieghi apresentou importantes números do desempenho do franchising em 2015, com destaque para o crescimento nacional do setor de 8,3% e de 6% na Região Sul.

O grupo de associados tratou, ainda, de questões tributárias, como a cobrança do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

A diretora regional ressaltou que “é uma excelente oportunidade trazer as novidades do mundo para os associados do Sul e para as demais regiões. O grupo da ABF teve a oportunidade de conhecer o que há de mais inovador no varejo mundial, em diferentes estágios de implantação e maturação. Certamente, muitas das estratégias apresentadas têm aplicação à realidade brasileira,” afirmou Fabiana. Ainda segundo a executiva, a ABF Regional Sul se sentiu muito honrada e privilegiada por ter recebido tantas informações valiosas.