Início Notícias ABF em Ação ABF realiza reunião híbrida sobre a pesquisa do SEF 2023

ABF realiza reunião híbrida sobre a pesquisa do SEF 2023

ABF realiza reunião híbrida sobre a pesquisa do SEF 2023

A principal chancela do mercado de franquias brasileiro reuniu representantes das marcas associadas e líderes do setor em um evento presencial e online.

05/10/2022

A ABF realizou na quarta-feira (05/10) uma reunião em formato híbrido para os representantes das marcas associadas sobre as melhores práticas para utilização da pesquisa do Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2023.

Ao início da reunião, a diretora executiva da ABF, Silvana Buzzi, agradeceu a presença de todos que estavam no local e aos que acompanhavam pelo online. Silvana falou sobre os 35 anos de história da entidade, que hoje conta com o número recorde de 1.612 associados, e relembrou que todos os sócios podem desfrutar dos benefícios oferecidos pela ABF, entre eles o SEF, que, além de ser uma premiação, ajuda as empresas a terem um melhor desempenho.

“O Selo de Excelência e a Pesquisa Completa de Performance que realizamos ajudam a estimular a melhoria no desempenho das empresas, por meio da valorização das práticas e do profissionalismo das redes que atuam no setor”, declarou Silvana, em seu discurso de abertura.

Como exemplo de sucesso, a Casa do Construtor já possui 18 selos de excelência, e o diretor de Expansão da rede, Bruno Arena, contou um pouco sobre suas experiências no ramo de franquias. O executivo também falou sobre a importância do SEF: “a chancela da ABF coloca ainda mais em evidência as redes que se destacaram pelas melhores práticas do setor. Desde que entramos na Pesquisa, temos usado o relatório gerado como um instrumento rico e verdadeiro do que está acontecendo na rede, que vejo também como um legítimo feedback. Colocamos em prática estratégias formuladas a partir dos resultados da Pesquisa, e a Casa do Construtor, graças a esse trabalho, vem crescendo constantemente”, concluiu Bruno.

“Já iniciamos a pesquisa para 2023 e de agosto a dezembro já temos mais de 300 marcas convidadas a fazerem parte da pesquisa”, afirma a líder de Consumer e Shopper Insights da Nielsen, Eliana Lemos.

Finalizando a reunião, a gerente de Inteligência de Mercado da ABF, Karla Vieira, explicou que as inscrições para o SEF 2023 vão até 30 de novembro e o campo de Pesquisa da Nielsen está aberto até 31 de dezembro de 2022.

As entrevistas realizadas pela Nielsen, líder global em percepções, dados e análises de audiência, têm o objetivo de avaliar, do ponto de vista do franqueado, qual é o real apoio fornecido pela marca. Os principais pontos de avaliação são: o processo de seleção do franqueado, passando pelo cumprimento das estimativas de investimento, fornecimento de insumos, suporte e treinamentos, comunicação, chegando ao custo-benefício da rede, lucratividade, retorno de investimento, entre outros itens. A pesquisa quantitativa é 100% online e o franqueado responde a cada uma das categorias usando uma escala de cinco pontos: de totalmente satisfeito a totalmente insatisfeito.

Além dos quatro pilares de avaliações (Performance Global, Performance Econômica, Performance Operacional e Performance de Relacionamento), este ano a Nielsen acrescentou um peso bônus para o cálculo final da nota, que é o ESG, que dará pontos extras para as boas práticas com cuidados Ambientais, Sociais e de Governança.

Saiba mais sobre o SEF 2023 aqui.

Foto: ABF/Divulgação