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ABF realiza o III Simpósio de Comunicação

Foi realizado no dia 12 de maio na sede da entidade em São Paulo, o III Simpósio Comunicação da ABF. Com cerca de 80 participantes, o encontro teve como objetivo reunir os profissionais da área para debater o relacionamento do franchising com a mídia nacional.

O diretor de marketing e comunicação da ABF, Nelcindo Nascimento fez a abertura do evento e ressaltou a importância das estratégias de comunicação para as empresas do setor. `A ABF tem feito muito pela melhoria do setor, especialmente em relação à divulgação na mídia`, destacou.

A gerente de marketing da ABF, Keller de Paula apresentou as ferramentas de comunicação e marketing utilizadas pela entidade para divulgar o setor. Vani Oliveira, gerente de projetos da Lamonica, parceira da ABF, mostrou as publicações produzidas pela editora, como revistas e guias customizados, adaptados para todas as plataformas digitais como web, Iphone, BlackBerry e Ipad.

O jornalista Pedro Mello, diretor do Grupo Quack, responsável pela produção do Portal do Franchising e TV Franchising, entre outros veículos, apresentou o site e mostrou a importância dessa ferramenta para a divulgação do setor, com a veiculação de informações, vídeos, Guia de Franquias e todos os dados necessários para quem quer consultar e saber mais sobre o sistema. `Nosso objetivo é disseminar as informações do setor e gerar negócios para os empresários`, afirmou.

Debora Freire, diretora da DFreire Comunicação e Negócios, agência responsável pelo relacionamento da ABF com a mídia falou sobre as estratégias de divulgação e o relacionamento da ABF com a imprensa e também foi a mediadora do debate com os jornalistas. Entre os convidados estavam: Katia Simões, conceituada repórter de negócios, que atualmente escreve para a Revista Exame e jornal Valor Econômico, Cintia Esteves, repórter do jornal Brasil Econômico, Andrea Cordioli, da revista Franquia Negócios e Pedro Mello, do Blog do Empreendedor.

O assunto central do bate-papo foi a relação entre os assessores de imprensa e os jornalistas de redação e a dificuldade de emplacar boas pautas sobre franquias na grande mídia. Para Kátia Simões, o maior desafio nesse relacionamento é ajustar o `timing` da imprensa com a agenda dos empresários assessorados. Já Cintia Esteves ressaltou a importância dos assessores divulgarem não só o faturamento como novidades realmente relevantes para o público do jornal. `Se tiver um bom gancho é possível fazer uma boa matéria mesmo sem números`, afirmou.

Andrea Cordiolli falou sobre o desafio de encontrar temas interessantes para as revistas: `Em um revista é preciso pensar além da notícia diária e para isso, é preciso ter boas fontes, conhecer o setor e olhar para as tendências“, declarou. Já Pedro Mello comentou sobre a velocidade das informações com as mídias online, que dificulta explorar os assuntos com profundidade. `Eu, como blogueiro, busco qualidade e não quantidade de informação, mas é sempre um desafio`, apontou.

O público presente participou ativamente do debate, e aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e compartilhar seus anseios sobre a relação com a imprensa. `É muito relevante a oportunidade de trocar experiências, discutir e aprender diretamente com os veículos envolvidos`, afirmou a assessora de imprensa Méri Grossi, da Scrito Comunicação Empresarial, de Belo Horizonte.

A segunda etapa do Simpósio contou com a apresentação de cases de sucesso das assessorias de comunicação e marketing de algumas redes de franquia. A diretora de franchising da rede 5àSec, Mercedes Bittar compartilhou com os presentes os `Desafios da TV Corporativa`, implantada recentemente na empresa. Ela afirmou que a ferramenta ajudou a padronizar os processos e operações das redes, atualizar os colaboradores e comunicar de forma mais rápida e alinhada, elevando o nível de qualidade da informação. Já o presidente do Conselho do Grupo Multi, Charles Martins falou sobre a importância da `Comunicação no momento de fusões e aquisições`. Segundo ele, o maior desafio da empresa, que tem incorporado outras marcas nos últimos anos, foram exatamente a transição, adaptação de funcionários e problemas operacionais, que precisaram ser contornados por meio de uma boa estratégia de comunicação.

Janaína Campoy, gerente de marketing da Chilli Beans,e José Caporrino, diretor de criação da Fracta, agência de propaganda da empresa, apresentaram o case `Comunicação de Vanguarda“, onde mostraram as estratégias e ações promovidas pela marca para conquistar uma identidade com o público. Segundo ela, a estratégia é focada mais na marca do que no produto. `Queremos vender um conceito de marca, um estilo de vida, com o qual os funcionários e consumidores se identifiquem`, ressaltou. Durante a apresentação, eles mostraram alguns vídeos de campanhas da empresa, que exploraram esse conceito de forma criativa e inovadora.

Fábio Figueiredo, diretor de Expansão e Caroline Muzzi, relações públicas do Grupo Arezzo Co, apresentaram o case `A Comunicação na era do IPO`, onde falaram sobre o posicionamento da marca e a estratégia em relação à imprensa antes, durante e depois de entrar no mercado de ações. Segundo Caroline, a sinergia entre as áreas de comunicação foi fundamental para o sucesso da transação.