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ABF realiza II Simpósio de Comunicação

Foi realizado no dia 13 de maio na sede da entidade em São Paulo, o II Simpósio Comunicação da ABF. Com mais de 80 participantes, o encontro teve como objetivo reunir os profissionais da área para debater as questões do franchising no âmbito da mídia nacional. `A comunicação de uma empresa é algo de extrema importância`, afirmou o presidente da ABF, Ricardo Bomeny, durante a abertura do evento.

A gerente de marketing da ABF, Keller de Paula apresentou os trabalhos de comunicação e marketing realizados pela entidade. Debora Freire, diretora da DFreire Comunicação e Negócios, agência responsável pelo relacionamento da associação com a mídia falou sobre o setor, mostrou os resultados obtidos na imprensa com a inserção da ABF e foi a mediadora do evento.

Na primeira parte do Simpósio, foi realizado um debate entre os jornalistas convidados, Sandra Boccia da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, Rosana Manami da TV Record, Regiane Oliveira do jornal Brasil Econômico e Sabrina Mestieri, da revista Franquia Negócios. O assunto central do bate-papo foi a relação entre os assessores de imprensa e os jornalistas de redação e a dificuldade de emplacar boas pautas sobre franquias na grande mídia.

Para Sandra Boccia, a falta de informação atrapalha a comunicação do dia-a-dia. `Os assessores devem ter um cuidado na hora de enviar e-mails. Conhecer os veículos e os jornalistas para oferecer a pauta adequada é essencial`, declarou. Para os jornalistas, a troca de informações entre os profissionais de ambos os lados também é muito importante. `Procuro compartilhar minhas pautas pelas redes sociais para ajudar os assessores`, contou Sabrina.

Outro ponto forte do debate foi a questão do conteúdo das pautas enviadas aos veículos, que segundo os jornalistas precisam ter novidades interessantes para o leitor. `As pessoas querem ler uma boa história e não somente números`, afirmou Regiane. No caso da TV, segundo Rosana Manami, a atenção deve ser redobrada, pois a pauta precisa ser criativa para chamar a atenção do telespectador. `Sempre há algum recorte que não foi explorado pelos veículos impressos que pode ser usado para a TV, apontou a produtora da Record. A editora da PEGN acredita que o assessor deve pensar em assuntos que levem a reportagens mais duradouras. `A notícia se desgasta com muita facilidade`, concluiu Sandra. 

O público presente participou ativamente do debate, que foi uma boa oportunidade dos profissionais trocarem ideias e facilitarem a comunicação das redes com a mídia. Para Josy Mariano, assessora da Cia de Franchising, grupo que engloba várias redes de franquia, esse contato foi fundamental. `Acho muito importante colocar os assessores frente aos jornalistas, a iniciativa só soma para atingir o principal objetivo que é colocar o franchising na mídia`, afirmou.

A segunda etapa do Simpósio ficou reservada para a apresentação de cases de sucesso e de crise por parte das assessorias de comunicação de algumas redes de franquia. O diretor de marketing da Via Uno, Paulo R. Kieling Filho mostrou aos participantes as estratégias de comunicação no exterior. Ele contou um pouco da história do Grupo Via Uno, que começou como uma indústria de calçados no sul do Brasil, até 2005 quando decidiu entrar no varejo e abriu lojas próprias no Chile para testar o formato antes de trazer ao Brasil. Hoje a Via Uno tem 270 lojas espalhadas em 25 países e pretende continuar expandindo. Kieling mostrou as campanhas de marketing realizadas pela rede para afirmar a marca, assim como outras ações de divulgação. Para ele, o mais importante num trabalho de comunicação é inovar sempre e fazer um trabalho diferenciado. `É essencial estudar o mercado e os concorrentes, não economizar no que for necessário para o crescimento da empresa`, afirmou o diretor de marketing.

Sandro Rego, gerente de comunicação do grupo O Boticário – a maior do Brasil em número de unidades, com 2840 lojas aqui e outras 77 espalhadas por 10 países – apresentou o case `Criatividade na divulgação dos produtos`. Rego contou que o foco da estratégia de lançamento dos produtos é a inovação, uso de produtos exclusivos e diferenciados e o fortalecimento da imagem da marca. Ele contou um pouco sobre as ações promovidas pelo departamento de comunicação, que realiza eventos em que os jornalistas têm a oportunidade de experimentar os produtos de forma inusitada. `Nosso objetivo é impactar a imprensa com criatividade e simpatia, para diferenciar dos concorrentes`, concluiu.

O diretor de desenvolvimento da rede BFFC Flávio Maia, mostrou os desafios do reposicionamento da marca Bob´s no Brasil que apostou nas estratégias de marketing e comunicação para dar visibilidade à empresa. Segundo Maia, reposicionar significa agregar e continuar a construção da marca, reforçando seus valores. `Para isso, é preciso muita pesquisa de mercado, saber o que o cliente quer`, afirmou. Debora Freire apresentou o case de gerenciamento de crise da marca Dona Deôla, que recentemente passou por dificuldades devido a um incidente envolvendo um funcionário e um cliente, que causou grande repercussão na mídia.Ela alertou os presentes sobre a importância da  assessoria de imprensa estar preparada para agir de forma rápida e evitar que o problema se agrave: `A crise é imprevisível, mas temos que estar preparados`.

Para Thais Araújo, assessora da rede CNA a participação no evento foi super válida. `Achei ótima a oportunidade de trocar ideias com os jornalistas, além de conhecer o trabalho das outras assessorias, que pode inspirar o nosso próprio dia-a-dia`, declarou.

ABF e a Mídia

A ABF mantém um relacionamento intenso com a imprensa e procura disseminar as informações sobre o sistema de franchising, seu funcionamento, vantagens, novidades e tudo o mais que possa interessar ao público em geral.

Internamente, as novidades do setor e opiniões de seus representantes são divulgadas por meio do Portal do Franchising (site da ABF), da TV Franchising, dos periódicos ABF em Ação, Portal do Franchising e Franchising News, além da revista Franquia Negócios e do Guia oficial de franquias, publicados pela editora Lamônica.