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ABF realiza evento para discutir as tendências da NRF 2010

O Encontro ABF Pós – NRF, realizado na sede da associação no dia 29 de janeiro, contou com a presença de mais de 100 participantes. O objetivo do evento foi discutir os temas e tendências apresentados durante o maior congresso de varejo mundial, promovido pela National Retail Federation (NRF), que aconteceu de 8 a 13 de janeiro, em Nova York.

O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, abriu o encontro relembrando o êxito que o franchising brasileiro teve em 2009, que segundo ele, foi reconhecido durante o congresso da NRF. `O Brasil está cada vez mais em evidência no mercado mundial e, consequentemente, o setor de franquias cresce junto com a economia`, apontou.

Camargo também apresentou algumas das ações e cursos que serão promovidos pela entidade nos próximos meses. `É uma preocupação constante da ABF informar às empresas associadas sobre as tendências do mercado mundial tanto de varejo como de franquias, por isso consideramos muito importante o evento de hoje`, concluiu o diretor.

Em seguida o diretor de cursos e eventos da ABF, Juarez Leão apresentou a programação do encontro e fez um panorama do que foi a NRF. Segundo ele, a participação brasileira no evento foi efetiva, totalizando 27% de inscritos no congresso, que teve cerca de 18.500 participantes, vindos de 64 países. Juarez também falou um pouco sobre a feira que ocorreu paralelamente ao evento, com a presença de 450 expositores, que segundo ele, mostraram as últimas novidades do setor de tecnologia, das quais muitas poderão ser usadas no setor de franquias, como aluguel de softwares, etiquetas de radiofrequência para identificação de produtos e outros instrumentos que permitirão aos empresários reduzir custos e facilitar o dia-a-dia de suas redes.

Após um intervalo, o palestrante Edmour Saiani, especialista em varejo, apresentou suas impressões sobre a NRF 2010 ilustrando com exemplos de empresas que se diferenciam no mercado mundial, como a Apple, Litlle Miss Matched, Hot Topic, The Container Store, entre outras. Para ele, o ponto mais importante discutido no evento foi o foco no cliente, ou seja, o varejista que quer conquistar fidelidade para sua marca deve pensar e acima de tudo, conhecer o gosto do seu cliente. Ele destacou a importância do varejista estar atento ao novo perfil do consumidor atual, especialmente a chamada `geração Y`, que segundo ele busca cada vez mais inovações e soluções personalizadas, interatividade e maior aproximação com a marca. Além disso ressaltou a importância dos atuais conceitos de redes sociais e sustentabilidade: `Os empresários que não estiverem antenados desses temas ficarão pra trás`, declarou o palestrante.

Em relação às franquias, o especialista apontou como principal motivo de sucesso o bom relacionamento entre o franqueador, franqueado e os funcionários, que reflete diretamente no atendimento e satisfação do consumidor. Para ele é essencial construir uma `Companhia Convergente`, ou seja, uma empresa que se constrói a partir da valorização das pessoas. `Para ter uma boa reputação, uma marca tem que ter serviços e diferenciais campeões, com pessoas integradas, um ambiente bom de se trabalhar, onde cada um vira voluntário da marca`, finalizou.

Após a primeira palestra, o diretor regional do Rio Grande do Sul, Gustavo Schifino, falou sobre o clima de oportunidades e possibilidades de imersão no mundo do varejo, encontro entre profissionais da área para trocar ideias e soluções entre o grupo, proporcionado pela participação no congresso. Guga também falou um pouco sobre as novidades tecnológicas voltadas para franquias conferidas na feira, como medidores de tráfego, uso da plataforma Google Maps para ajudar nas vendas, sistemas de chek-out automáticos, displays interativos, vitrines com imagens, lojas Express, entre outras.

Por último, o especialista em gestão de negócios e franquias, Adir Ribeiro apontou as principais tendências e inovações conferidas na NRF. Para ele, os principais pontos a serem considerados pelos empresários para implantação nas suas redes são: planejamento de negócios, racionalização do mix de produtos, experiência de marca, acompanhamento do negócio, conceito de lojas focadas e centralizadas no consumidor, design, alinhamento das mídias, atenção à geração Y e ao poder das mídias sociais no contexto mercadológico, network, e estratégia sustentável. Para Ribeiro, a expansão do franchising depende da capacidade da rede se adequar ao mercado de acordo com o público alvo. `O desafio das lojas é atrelar design com logística nos pontos de venda`, declarou.

Para finalizar, Juarez aconselhou os participantes a estabelecerem e colocarem no papel metas de mudanças de acordo com as novas tendências discutidas. Ele deu algumas dicas sobre o que já pode ser feito no setor, como o foco no novo consumidor, reforçar a presença nas redes sociais e criar rotinas de pesquisa, utilização de ferramentas digitais não só para vender, mas para integração de canais e construção da imagem do negócio e foco na sustentabilidade. O diretor de eventos reforçou ainda o papel de destaque do Brasil no contexto internacional: `Em 2010 o Brasil será o país das oportunidades e temos que aproveitar para participar desse crescimento`, destacou.

`O evento foi muito gratificante e atendeu às minhas expectativas. Tive a oportunidade de conhecer melhor o perfil do novo consumidor e também aprender um pouco mais sobre o poder das redes sociais na comunicação com o cliente`, destacou Maria Célia Vaz, coordenadora de treinamento da Portobello Shop. Para o consultor Gustavo Vieira, da Vecchi Ancona Consulting, o encontro rendeu muitos `insights` sobre ações que podem ser aplicadas aqui no Brasil, especialmente na questão da sustentabilidade e convergência de mídias.