Como representante oficial do setor, a Associação Brasileira de Franchising investe cada vez mais em estudos e análise de dados do mercado. Os dados apresentados e divulgados pela ABF há 20 anos são apurados em pesquisas de campo trimestrais e cruzados com outros dados oficiais de organizações representativas dos demais setores da economia, correlatos ao Franchising.
Em seus estudos, a ABF utiliza conceitos do franchising internacional, respeitando os conceitos regidos no Brasil pela Lei 8.955/94. Os números resultantes são ainda auditados e utilizados por organizações internacionais, nas quais a ABF tem assento como representante do País, tais como o World Franchise Council (WFC) e a Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF).
“Somos responsáveis pela divulgação dos dados oficiais do setor que são referência para o mercado, órgãos governamentais, em todos os países onde o franchising opera e todas as informações são auditadas por empresa independente”, observa a presidente da ABF Cristina Franco.
O lançamento das pesquisas trimestrais de desempenho do setor em 2014 são parte dos esforços da entidade para contribuir com seus associados no fornecimento de dados que auxiliem sua tomada de decisão, além de munir o mercado com informações relevantes a respeito do franchising. A série de quatro levantamentos trimestrais somou-se ao tradicional balanço de desempenho do setor, divulgado anualmente.
A criação do Comitê de Business Inteligence (BI) no ano passado é fruto da iniciativa da entidade no sentido de analisar detidamente os números e informações do franchising consolidados nas pesquisas.
Com o trabalho do Comitê, os dados são analisados e cruzados com outros estudos, tais como a pesquisa do Selo de Excelência em Franchising (SEF).
“Nosso objetivo é continuar a fornecer dados fidedignos com a credibilidade construída pela ABF ao longo da sua história de quase três décadas”, completa a presidente.
Associação Brasileira de Franchising