A ABF participou da 3ª Feira Andina de Negócios e Franquias (FANYF) que aconteceu de 9 a 10 de setembro no Centro de Convenções Gonzalo Jiménez Quesada, em Bogotá – Colômbia. O evento tem crescido gradativamente e ganha projeção no cenário Latino Americano de franquias.
O mercado colombiano apresenta grandes possibilidades para o franchising brasileiro, pois o país oferece estabilidade política e econômica, além de uma população com alto nível cultural e ávida por novidades principalmente nas áreas de alimentação, serviços e moda. Há uma grande concentração de Shopping Centers , no entanto caracterizada por marcas locais e pouco organizadas, o que abre espaço para as empresas entrarem neste mercado. A Colômbia faz parte da Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF) , desde março deste ano, pois há um esforço do setor em organizar o sistema de franquias no país.
Atualmente estão presentes as empresa O Boticário, Via Uno, Lilica Ripilica, Localiza, Cantão, Totvs, Morana e Dumont e em breve a Livraria Nobel abrirá sua primeira unidade. Os produtos brasileiros são muito bem aceitos nesse mercado caracterizado ainda pela presença de algumas marcas estrangeiras, sobretudo americanas , mas dominado por marcas locais, nem sempre franquias.
A FANYF recebeu cerca de 4000 visitantes em seus dois dias de apresentação e contou com 60 estandes, destacando um institucional da ABF e outro da FIAF. Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, a convite dos organizadores da feira, representou a FIAF e ABF ministrando uma palestra sobre o Cenário Mundial da Franquia em Tempos de Crise e participou do painel internacional de franquias, onde debateu com representantes de outros países.
Camargo acredita que a Colômbia é hoje o país latino americano que mais oferece oportunidades para a expansão de redes brasileiras, principalmente porque reúne cerca de 10 cidades com potencial de negócios. Durante a feira uma rede que demonstrou interesse nesse mercado é a Vivenda do Camarão que através de sua experiência no Paraguai pretende expandir-se para outros mercados na América do Sul.
Para Rogério Feijó, gerente de relacionamento da ABF, é importante ressaltar que mesmo as redes que não operam no exterior precisam se preocupar com a proteção das suas marcas. `Em visita a alguns shoppings em Bogotá, nos deparamos com uma rede intitulada Villa Romana e outra Spoleto, sendo esta última, uma rede local em franca expansão, mas que copia exatamente a marca e conceito brasileiro`, afirma.
Diante das oportunidades desse mercado, a ABF irá inserir na renovação do projeto APEX-Brasil a participação através de um pavilhão de franquias brasileiras na edição de 2010.