ABF participou da feira de franquias de Moscou

A ABF marcou presença no evento BUY BRAND FRANCHISE 2011, feira de franquias da Rússia, de 21 a 23 de Setembro, no centro de convenções EXPOCENTRE em Moscou. Esta é a 8a edição da feira, que contou com 150 estandes e 220 marcas, e uma visitação de cerca de 10.000 pessoas. Esta é a primeira vez que o Brasil participa de um evento na Rússia e abre boas perspectivas para uma futura integração, principalmente de marcas e produtos brasileiros para a Rússia e países participantes da ex-URSS

O presidente da consultoria Global Franchise Paulo Cesar Mauro foi convidado pelos organizadores do evento para representar o Brasil e apresentar um seminário sobre o trabalho da ABF e também sobre a internacionalização das marcas brasileiras.

Segundo Mauro, o mercado russo é muito parecido com o do Brasil, com forte crescimento nos últimos anos, mas ainda esta muito recente no setor de franquias, onde 33% são marcas estrangeiras, principalmente americanas e Inglesas. `Agora que as marcas nacionais estão crescendo mais, mas o franchising é mais desenvolvido nas grandes cidades como Moscou e São Petersburgo e o mercado esta aberto para importação de marcas principalmente nas áreas de calcados, vestuário, acessórios, alimentação e escolas de idiomas`, afirmou o consultor.

Também participarem do evento o gerente do escritório da Apex-Brasil em Moscou Almir Américo, que deve articular em parceria com a ABF uma futura participação mais agressiva das franquias brasileiras na Rússia, ou através de um pavilhão brasileiro na Buy Brand Franchise 2012, ou através de rodadas de negócio com empresários locais.