A ABF apoiou e participou com um estande institucional da segunda edição da feira Campinas Franchising Business, realizada nos dias 22 e 23 de agosto, na Casa de Campo do Royal Palm Plaza Resort, em Campinas. O evento contou ainda com o apoio SEBRAE, da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Secretaria Municipal de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo.
Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, o apoio da entidade tem como objetivo promover o conhecimento em produtos e serviços de grandes marcas do setor de Franchising na região. Com cerca de um milhão de habitantes, Campinas reúne 40 das 49 marcas franqueadoras originalmente criadas na Região Metropolitana de Campinas (RMC), que responde por 4,8% das redes associadas à ABF. A cidade concentra nada menos que 3.724 pontos comerciais ligados a franquias locais, regionais, nacionais e internacionais.
Giovana Torres, da Merko Eventos, organizadora da Campinas Franchising Business, acredita que a feira é uma oportunidade para empreendedores que primam pela segurança desse investimento conhecerem o vasto universo de marcas consagradas pelo sistema de franquias. `Reunimos 55 marcas e atraímos mais de 5 mil visitantes durante os dois dias do evento, declarou a empresária.
Para os expositores, os resultados não podiam ser melhores, a movimentação foi grande. Para Luiz Cruz, consultor de negócios da Franchise Emporium, que levou várias marcas à feira, a participação contribui não só para os negócios, como para valorizar a marca e torná-la conhecida perante o público. Já para a proprietária da Clínica Welness, Renata Favaron, que estreou na ABF Franchising Expo 2011, o objetivo foi encontrar um investidor interessado em abrir unidades da marca na região: `O nosso plano de expansão prevê abrir pelo menos três franquias até o final do ano, e Campinas está entre as áreas desejadas`, afirmou.
O máster franqueado da rede de fotodepilação Não+Pêlo, Vinicius Ramos, afirmou que o objetivo da participação na feira foi justamente aproximar franqueadores, franqueados e novos clientes em potencial. `Estamos trabalhando muito na divulgação de nossa marca. A Campinas Franchising Business é uma oportunidade de aumentar ainda mais nossa rede`, declarou.
De acordo com José Lamonica, da Editora Lamonica, parceira da ABF e responsável pela publicação do Guia Oficial da feira, o evento cresceu muito em relação ao ano passado e atendeu às expectativas traçadas pelo plano de mídia realizado para sua divulgação. `A Lamonica está sempre presente para apoiar os eventos da ABF e é uma honra fazer a cobertura da Campinas Franchising Business, pois já é uma região consagrada do franchising e oferece muitas oportunidades para novas marcas`, ressaltou.
Giovana Torres, José Lamonica e Ricardo Camargo durane a abertura do evento
A feira contou ainda com a realização de cursos e palestras voltados ao franchising, todos com lotação máxima e fila de espera de interessados em conhecer mais sobre o setor. O gerente de inovação e desenvolvimento da Antilhas (Indústria de Embalagens) André Laguzzi, que apresentou a palestra `Desenvolvimento de Embalagens Sustentáveis`, ficou surpreso com a receptividade dos participantes. `Mesmo aqueles que ainda não têm uma franquia demonstraram interesse no processo, que também faz parte do desenvolvimento da marca`, afirmou. No segundo dia de feira, houve ainda duas palestras ministradas pela ABF `Aspectos Jurídicos da Franquia` e `Passos para Comprar sua Franquia` apresentadas pela coordenadora do departamento jurídico da ABF, Edna dos Anjos.