Início Notícias ABF participa do III Seminário de internacionalização promovido pelo BBVA

ABF participa do III Seminário de internacionalização promovido pelo BBVA

Evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas e discutiu a internacionalização das empresas brasileiras

Foi realizado na última sexta-feira (26/05), no Hotel Unique, em São Paulo, o III Seminário de Internacionalização de empresas 2006, promovido pelo Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, S.A (BBVA),  com o apoio da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Embaixada do México. O BBVA  é um grupo internacional de serviços financeiros, que tem como principio apoiar empresas brasileiras que crescem no exterior.

 O evento foi marcado pela troca de informações e por momentos de descontração, como os que ocorreram durante o belíssimo almoço com o tema `Sabores e sons do México` oferecido pelo BBVA. Cerca de 300 pessoas puderam prestigiar um pouco da cultura mexicana, através dos pratos típicos e da apresentação da música local.

O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, marcou presença e em seu discurso elogiou a iniciativa e  comparou com a festa de entrega do Premio ABF Destaque Franchising, que ocorreu no mês de abril. `O BBVA, os organizadores e todos presentes estão de parabéns. A internacionalização das empresas brasileiras é um marco que deve ser estimulado e comemorado. A exemplo do Prêmio ABF, onde tive a honra de estar presente pude constatar como o setor de franquias vem avançando e fiquei muito surpreso e satisfeito com o crescimento. Hoje a história se repete.  Agradeço o convite e volto a repetir o merecido apoio ao setor de franquias dado pelo governo`.

O ministro Furlan compartilhou, ainda, alguns momentos que teve com o Presidente Lula. `Há alguns anos o presidente me falou da importância das empresas brasileiras se internacionalizarem, hoje fico extremamente orgulhoso por este avanço ter se tornado realidade`.

O BBVA Internacionalização 2006 pôde esclarecer dúvidas e viabilizar a intenção das empresas que pretendem exportar suas marcas. Paola Esmenjaud Sordo, da Associación Mexicana de Franquias, falou do ponto de vista técnico e jurídico para quem está interessado em expandir suas operações e sobre as semelhanças entre México e Brasil. `É muito importante recebermos as empresas brasileiras, pois acreditamos na capacidade das companhias e na aproximação das características dos povos`.

Durante o evento, foram apresentados dados importantes sobre a situação macroeconômica da América Latina, fluxo de investimentos internos nas regiões e casos de empresas brasileiras e mexicanas que têm atuação internacional. Além disso, foi entregue o I Prêmio BBVA-FGV de Internacionalização 2005, concedido a José Édison Barros Franco, Membro do Conselho, Camargo Corrêa. `Este foi um grande desafio na preparação de nossa equipe. Sem dúvida é o primeiro passo de muitos que serão dados` afirmou.

O professor da Fundação Getúlio Vargas, Fernando Dall`Ácqua, falou da importância da parceria e parabenizou todas as empresas brasileiras. `É uma grande satisfação estar aqui e  uma excelente oportunidade para as nossas empresas mostrarem sua capacidade lá fora, este prêmio é um reflexo desta parceria`.

O primeiro worshop foi aberto por Reynaldo Passanezi, diretor de MA para América Latina do BBVA, que falou das oportunidades em investir no México. `O evento é uma grande oportunidade de focar o setor de franchising e a internacionalização das empresas brasileiras no mercado mexicano`.

Em seguida,  Gutemberg Uchôa, Gerente de Projetos para Investimentos da APEX, falou do pioneirismo da associação. `A APEX tem a iniciativa pioneira no desenvolvimento do trabalho para promoção das empresas no exterior.`

A participação da ABF foi marcada com o Workshop de Franquias e Internacionalização, onde foram apresentados casos bem sucedidos de internacionalização de franquias brasileiras, como O Boticário, Marisol, Livraria Nobel e China in Box.

Após a apresentação dos casos o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, afirmou que o sucesso da internacionalização é uma crescente no setor de franchising. `Estamos sempre dispostos a participar de ações incentivadoras no mundo do franchising`.