No período de 4 a 6 de julho a ABF participou do evento realizado em Portugal, nas instalações da Universidade de Lisboa. O encontro recebeu a presença de autoridades e personalidades dos dois países, como a do Ministro da Justiça brasileiro, José Eduardo Martins Cardoso, do presidente da APAS, João Carlos Galassi e do presidente da Associação Portuguesa de Franquias, Paulo Antunes. O diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo representou o presidente da entidade, Ricardo Bomeny.
Esta foi a segunda participação da ABF neste encontro, que em 2011 ocorreu no mesmo período da realização da feira de franquias Expofranchise Lisboa.
Organizado e realizado pelo escritório Faria de Oliveira Advogados, o evento promoveu a aproximação dos países de língua portuguesa através da abordagem de diferentes temas de interesse e com o objetivo de fomentar negócios, cultura e oportunidades.
Esta edição dedicou um dia ao franchising, que contou com a participação efetiva da ABF, da Associação Portuguesa de Franchising – APF e do Instituto de Informação em Franchising, ambos sediados em Lisboa. Cases de franquias brasileiras em solo português foram apresentados: O Boticário e Chilli Beans.
O Diretor Internacional do Grupo Boticário, sediado em Portugal, Daniel Knopfholz, fez uma apresentação muito interessante sobre a trajetória da marca nos país, destacando os números positivos que a empresa vem alcançando. Segundo Daniel, após um amplo trabalho de reposicionamento estratégico em Portugal, a empresa cresceu seu faturamento em 2011, inaugurou novas lojas e promoveu a atualização do padrão visual das unidades.
`A rede conseguiu crescer em todos os anos da crise. O aumento veio através de novos clientes, fidelização dos mais antigos e por aumento da cesta de compras. Enfim, entendemos que a crise poderia gerar uma oportunidade para quem tivesse uma boa alternativa para o consumidor`, concluiu Daniel Knopfhalz.
Outra empresa que marcou presença no evento foi a Chilli Beans, por meio do operador da marca em Portugal, o Sr. Rui Correia Nunes, que falou sobre a sua experiência em gerir uma marca brasileira e conquistar a liderança de mercado em seu segmento competindo com grandes marcas globais.
Os executivos das marcas portuguesas Body Concept, PARFOIS – Acessórios de Moda e Loja do Condomínio (LDC) também deram o seu testemunho. A Body Concept e a LDC já operam seus conceitos no Brasil, caminho que será seguido por outras marcas, como ficou claro na ultima edição da ABF Franchising Expo 2012.
Ricardo Camargo, da ABF, ministrou uma palestra sobre o desempenho do Franchising no Brasil e também participou de uma mesa redonda com representantes de marcas portuguesas e brasileiras de franquias, além de dirigentes da Associação Portuguesa de Franchising.
Para Camargo, esta discussão foi muito rica, pois demonstrou o quanto as marcas portuguesas já trilharam o caminho da internacionalização. É preciso sim fazer uma boa preparação, mas que este tema precisa fazer parte da estratégia de expansão das franquias brasileiras daqui em diante.
O encontro permitiu a troca de informações entre empresários do setor dos dois países, demonstrando as boas oportunidades que há para a realização de negócios entre Brasil e Portugal.
Se o momento é oportuno para a entrada de conceitos portugueses no Brasil, como de fato vem ocorrendo, o caminho inverso também é verdadeiro, afirmou o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo. Segundo ele, este é um bom momento para as marcas brasileiras avaliarem uma estratégia de entrada ou mesmo de expansão no país lusitano, pois há oferta de bons pontos comerciais com custos de ocupação baixos, além da oferta de mão de obra qualificada e excelente infraestrutura.
Mesmo o país atravessando um momento econômico delicado, com altas taxas de desemprego e cortes de investimentos do governo, Portugal tem buscado encontrar seus caminhos para enfrentar a crise. Tem apostado no aumento das exportações e no crescimento do turismo, setor que vem ganhando importância a cada dia.
Atualmente há 32 marcas brasileiras operando em território português. No caminho inverso, Portugal ainda está em desvantagem, mas pelo visto, é só uma questão de tempo para este quadro se equilibrar. Atualmente são 13 marcas portuguesas operando no país: 5AFIL, Q`VIAGEM, NÃO+DIETAS, CEFAD FORMAÇÃO PROFISSIONAL, BODYCONCEPT, DEPILCONCEPT, MELHOR BOLO DE CHOCOLOTE DO MUNDO, ARRANJOS EXPRESS, JURISGLOBAL, MOLDURA MINUTO, HOUSE SHINE, LDC-LOJA DO CONDOMÍNIO e STETIC XPRESS – PORTUGAL
Prova disto é a parceria que o Grupo Ornatus firmou com o grupo Starfoods, um dos maiores grupos de varejo de alimentação de Portugal. A partir desta união lançarão no Brasil uma rede especializada em sanduíches, tostas, wraps, saladas, sopas e sucos naturais, chamada MySandwich, com breve inauguração da primeira unidade em São Paulo.
O evento em Lisboa foi encerrado com uma série de homenagens, dentre elas as concedidas ao presidente da ABF, Ricardo Bomeny e ao seu diretor executivo, Ricardo Camargo. Depois, todos os convidados foram recepcionados para um jantar.