ABF participa de reunião do World Franchise Council em Taiwan

A 2ª reunião de 2014 do WFC – World Franchise Council foi realizada em Taipei, capital de Taiwan, nos dias 24 e 25 de setembro. Representando a ABF estavam Ricardo Camargo, diretor executivo, Fernando Tardioli, diretor institucional e Vanessa Fiabane, coordenadora da área internacional da entidade.

Membros da entidade, representantes de 29 países, a maioria da Ásia, debateram durante os dois dias do encontro temas que estão afetando o franchising no mundo e de interesse do sistema, dentre eles: microfranquias, em que Brasil e México relataram seus conceitos e cases, e código de ética nas entidades, ocasião em que o Brasil apresentou seu novo Código de Ética e Conduta. “Discutimos aspectos importantes das franquias e a aprovação de um novo modelo de gestão do WFC”, comentou Ricardo.

Um aspecto importantíssimo da reunião, destacado pelo diretor executivo da ABF, foi o apoio do governo de Taiwan ao franchising local, por meio da destinação de fundos para a realização desses eventos: reunião do WFC, Feira de Redes e Franquias e Fórum de Franquias, e da parceria com a Asia-Pacific Franchise Confederation (Confederação de Franchising da Ásia e do Pacífico) e Associação de Franquias de Taiwan.

Durante o encontro, que reuniu o maior número de participantes em reuniões do WFC, os representantes do franchising mundial emitiram um importante comunicado (WFC Joint Declaration) a respeito da vinculação de mão de obra das empresas franqueadoras.

A interação e troca de conhecimento entre as nações integrantes do Conselho foram pontos destacados por Fernando. “A rodada de troca de informações entre os países é sempre muito rica e nos dá uma visão do mercado de franquias em cada um dos países membros, bem como de suas respectivas situações políticas e econômicas”, observou o diretor institucional da ABF. Ainda segundo ele, a participação da entidade reforça o protagonismo do Brasil e da instituição, que representa o país no Conselho Mundial.

A ABF aproveitou o encontro internacional para apresentar o seu novo Código de Ética, demonstrando “o compromisso da entidade com as boas práticas de franchising”, completou Fernando.

Feira de franquias
Como exemplo do grau de evolução do franchising no continente asiático, paralelamente à reunião, foi realizada a TICFE (Taiwan International Chain and Franchise Exhibition). A feira de franquias contou com cerca de 400 marcas expositoras, a maioria da área de alimentação e taiwanesa, e ainda redes do Japão, Indonésia e Filipinas.

Realizada de 26 a 29 de setembro, a feira estava em sua primeira edição e já se mostrou exitosa. O número de visitantes foi muito expressivo em todos os dias do evento e a beleza e o design de todos os estandes chamaram a atenção. Em paralelo também acontecia o Fórum de Franquias e Redes promovido pela Associação de franquias da Ásia.

Como parte da programação oficial do WFC, organizada pela Associação de Franquias de Taiwan, o grupo também visitou a sede de uma rede de padarias: How Sweet e, também, a prefeitura da cidade de Tainan – antiga capital do país, onde foi recebido pelo prefeito da cidade Yen Chun-Zuo.

No jantar de Gala do WFC, o presidente de Taiwan Ma Ying-jeou e o primeiro-ministro Jiang Yi-huah estavam presentes, prestigiando o evento e “demonstrando o grande prestigio da entidade internacional”, concluiu Ricardo Camargo.

Através da ABF, por meio de seu atual diretor executivo, o Brasil já comandou a secretaria geral do WFC (2009) e sediou a primeira reunião da entidade internacional este ano, em São Paulo.