Início Notícias ABF participa de feira de franquias do Uruguai

ABF participa de feira de franquias do Uruguai

A Associação Brasileira de Franchising participou do evento em Montevidéu, que ocorreu no dia 07 de outubro no Hotel Radisson Victoria. 

Participaram da cerimônia de abertura o Ministro de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Sr. Roberto Kreimerman, o presidente da ABF, Sr. Ricardo Bomeny, o presidente da CAUFRAN – Câmara Uruguaia de Franquias, Sr. Gabriel Grasiuso, o diretor executivo da ABF. Sr. Ricardo Camargo, autoridades locais e convidados. A feira também recebeu a visita do diretor de relações internacionais da ABF, Sr. Jae Ho Lee.

A exposição contou com um estande institucional da entidade, um da AFRAS e outro da Casa do Construtor, além da presença de representantes do Bob`s, da Cia de Franchising, da Editora Lamônica, do Grupo Ornatus, da Prepara Cursos, da Rezende e Associados Advogados e da Novoa Prado Consultoria Jurídica. Ricardo Camargo apresentou uma palestra sobre o mercado brasileiro de franquias.

A feira foi organizada pela CAUFRAN, contou com 29 estandes e recebeu cerca de mil visitantes. Para o diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo, o país apresenta um grande potencial de desenvolvimento para o setor de franchising. `O varejo local é pouco organizado, mas já teve início um processo de profissionalização liderado pela franquia`. 

Segundo dados da CAUFRAN, o país tem hoje 280 marcas em operação, sendo 80% de origem estrangeira e já é responsável pela geração de 25 mil empregos diretos. A entidade, que faz parte da FIAF – Federação Ibero Americana de Franquias, iniciou seus trabalhos a pouco mais de 3 anos e tem sido determinante para o desenvolvimento da franquia no Uruguai.

Para o presidente da Câmara Uruguaia de Franquias, Gabriel Grasiuso, o evento vem crescendo a cada ano e se destacando pela qualidade do público visitante. Gabriel acredita que as franquias brasileiras têm uma grande oportunidade no país. Segundo o levantamento da ABF, possuem operações no país as redes Hering Store, Localiza, Carmen Steffens, Totvs e Datelli. 

Por sua vez, a marca de roupas femininas Lolita é hoje uma das mais importantes franquias do Uruguai, com operações no Brasil e em mais 14 países.

Outra iniciativa interessante foi o lançamento, durante a feira, da franquia Uruguay Natural – Parrilla Gourmet, que é um conceito de restaurante temático e visa promover as carnes uruguaias. É um trabalho conjunto do governo, por meio do Instituto Nacional de Carnes e da iniciativa privada e conta com o apoio da CAUFRAN.

No dia anterior ao evento, o grupo da ABF realizou visitas técnicas para conhecer o varejo local, contemplando ida às principais áreas de comércio de rua e aos shoppings Portones, Montevideo Shopping e Punta Carretas, os mais importantes da capital uruguaia.