ABF participa da Feira de Franquias de Goiás

Entre os dias 9 e 10 de agosto, aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia, a Feira de Franquias de Goiás. Com o tema “Goiás no Mercado Nacional”, a feira contou com a presença de diversos empresários interessados nas marcas expositoras e movimentou, aproximadamente, R$ 150 milhões em negócios efetuados e com a expectativa de chegar a R$ 360 milhões a partir de cadastros de potenciais investidores. Ao todo, 250 unidades das 60 franquias expositoras foram comercializadas, além de 400 pré-negócios firmados.


A ABF (Associação Brasileira de Franchising) marcou presença com um estande institucional e uma das apoiadoras do evento. Durante o evento, os participantes puderam conhecer ainda, através de uma palestra, ministrada por Valério Travain, gerente jurídico da ABF, um pouco mais do trabalho desenvolvido pela entidade, os cursos e treinamentos de capacitação desenvolvidos, bem como sanar dúvidas sobre o processo de abertura de franquias.

Segundo pesquisa inédita realizada em Goiás e divulgada pela BMT Negócios e Franquias, o mercado de franchising no Estado está em ascensão e com previsão de crescimento de mais de 40% até 2014. Os números mostram ainda que Goiás possui pouco mais de 10% das 2.426 marcas franqueadoras espalhadas pelo Brasil, com total de 255 franquias em atuação – marcas próprias e franqueadas. Atualmente, são 1.264 unidades de diversas marcas operando em diversos municípios goianos, o que equivale a 2,7% das 104.500 unidades pelo Brasil.

As franqueadoras brasileiras foram responsáveis por registrar R$ 103 bilhões em faturamento em 2012, com os setores de serviços em primeiro lugar (R$ 24 bilhões) e alimentos em segundo (R$ 21 bilhões). Desse total, a estimativa é que Goiás tenha faturado 2.789 bilhões, gerando cerca de 25 mil empregos diretos.

A rede de alimentação QG Jeitinho Caseiro integrou a lista de expositores da Feira de Franquias, com o objetivo principal de aproximar a marca do público e apresentá-la como franqueadora goiana, pois, muitos consumidores conhecem a rede, mas com a informação de que ela era oriunda de outra região. “As expectativas com a nossa participação foram alcançadas e até mesmo superadas. Fomos surpreendidos pelo volume de visitação no estande, que foi acima do esperado. Nos dois dias de evento foram inúmeros contatos e apresentação da franquia para investidores, e acreditamos que renderão negócios futuros”, afirmou Guilherme Carvalho, diretor de marketing e expansão da rede.

Segundo ele, é muito importante que as marcas estejam presentes em eventos como este, principalmente apoiados pela ABF, o que confere credibilidade e segurança às marcas “Acreditamos que no próximo ano, a feira terá dimensões ainda maiores, o que com certeza atingirá um maior número de público e empreendedores de outras regiões que virão à Goiás com o intuito de fechar negócios”, finalizou o executivo.

O evento foi realizado pelo Movimento Goiás Competitivo (MGC), pela Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) e, além das marcas expositoras, contou ainda com uma programação completa de 16 minicursos voltados à área do franchising e com o objetivo de incentivar a capacitação de empreendedores.

A próxima edição acontecerá de 7 a 9 de agosto de 2014 e terá como grande novidade o lançamento do Prêmio de Franquias de Goiás, que servirá como estímulo para que empresas goianas se apresentem para o mercado como franquias.