Início Notícias ABF participa da 35ª FIF – Feira de Franquias do México

ABF participa da 35ª FIF – Feira de Franquias do México

A ABF levou o Pavilhão Brasil para mais uma importante feira internacional. Por meio do convênio firmado com a Apex-Brasil, esta é a quinta vez que a entidade esteve presente em um dos mais importantes eventos mundiais do setor. Junto com a ABF, participaram da feira a empresa Emagrecentro e a consultoria Global Franchise para apresentar ao público mexicano os conceitos brasileiros de negócio.

FIF - Feira de Franquias do México

A edição 2012 da feira reuniu 350 expositores e, segundo os organizadores, recebeu no World Trade Center da Cidade do México mais de 30 mil visitantes, durante os três dias de exposição. Além do pavilhão do Brasil, participaram empresas da Espanha, Estados Unidos, Canadá, Austrália, França, Guatemala e Argentina, mas predominaram as marcas mexicanas.

De acordo com Rogério Feijó, gerente de relacionamento da ABF, que representou a entidade no evento, o estande do Brasil foi bastante visitado e as duas empresas reuniram mais de 130 cadastros de interessados nos negócios brasileiros. Para o presidente da Emagrecentro, Edson Ramuth, esta foi a feira que mais atraiu possíveis investidores e a expectativa de fechamento de negócios é excelente. No ano passado, ele participou do Pavilhão Brasil na feira do Panamá e já está com uma operação funcionando naqueles país. `Mesmo com grandes concorrentes, levamos vantagem devido ao diferencial dos negócios e investimentos`, completou Ramuth. Já a consultora Léa Soga, da Global Franchise, afirmou que a feira foi bastante produtiva e com boas possibilidades de concretizar negócios em decorrência desta participação.

Para Feijó, o México é um país que oferece grandes oportunidades para o setor. O faturamento do franchising em 2011 cresceu mais de 13% e superou a marca de 1.000 marcas de franquia em operação, 84% de origem nacional. `Além de contar com um plano governamental para franquia, possui um varejo dinâmico e em franco desenvolvimento`, afirmou. Atualmente, operam no país 14 marcas brasileiras, que são: Brasil Sul, Cartaxi, CCAA, Costura do Futuro, Datasul, Experimento, Fábrica di Chocolate, Grand Cru, Igui, Mormaii, Showcolate, Spoleto, Totvs e Via Uno.

A participação do Brasil também contou com a presença da rede Spoleto, por meio do seu master franqueado mexicano. Segundo o empresário, as operações no país já passam de 22 lojas e novas unidades estão em construção.

A feira deste ano apresentou muitos conceitos ligados a área de beleza e saúde, principalmente de franquias de depilação, clínicas de emagrecimento e farmácias. Operações de frozen yogurt se destacaram na exposição, assim como franquias de casa de penhor, cafeterias e redes de baixo investimento.

Durante a feira, ocorreu a reunião do WFC – World Franchise Council, cuja principal deliberação foi a aceitação dos pedidos de associação da Venezuela e Guatemala, fortalecendo o bloco íbero-americano no conselho, que agora conta com as presenças do Brasil, Argentina, México, Portugal, Venezuela, Guatemala e Equador.

FIF - Feira de Franquias do México

Também ocorreu a reunião da FIAF – Federação Íbero-Americana de Franquias – com a presença de representantes do Brasil, México, Argentina, Peru, Venezuela, Guatemala, Espanha e Uruguai. Este foi o primeiro encontro dirigido pelo novo secretário geral da FIAF, o mexicano Carlos Roberts, da Associação Mexicana de Franquias. Na pauta, foram discutidos assuntos como os novos estatutos da entidade, o aumento da representatividade do bloco no conselho mundial e os preparativos para promover o retorno da Espanha ao WFC.

A próxima ação do projeto ABF – Apex-Brasil acontecerá de 18 a 21/03/12, na Expo Franchise Paris, na França.

As empresas interessadas em obter mais informações acerca do projeto de internacionalização da ABF poderão entrar em contato com o setor de Relacionamento da entidade: 11 3020-8828 e [email protected] – falar com Lívia Sandri.