Início Notícias ABF em Ação ABF participa de reunião do WFC e conhece de perto mercado de franquias da Coréia do Sul

ABF participa de reunião do WFC e conhece de perto mercado de franquias da Coréia do Sul

ABF participa de reunião do WFC e conhece de perto mercado de franquias da Coréia do Sul
Integrantes de 19 países participam da segunda reunião anual da Força-Tarefa do WFC, em Seul, Coreia do Sul
  • Bruno Lucius representou liderança brasileira em primeira reunião com o Brasil como líder da Task-Force do Conselho Mundial de Franquias, entre os dias 19 e 22 de outubro, em Seul.
  • Integrantes de 19 países realizaram visitas-técnicas ao COEX Mall e a franqueadoras do país em uma imersão ao mercado de franquias local.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) participou da 2ª reunião anual do World Franchise Council (WFC), entidade global do setor de franquias, realizada em Seul, na Coréia do Sul, entre os dias 19 e 22 de outubro. No total, 19 países membros participaram do evento e realizaram visitas técnicas a franqueadoras do país asiático em uma imersão ao mercado de franquias local, entre eles: Brasil, México, Portugal, Filipinas, Singapura, Inglaterra, Malásia, Japão e Coreia do Sul.

O gerente jurídico da ABF, Bruno Lucius, foi o representante brasileiro e atuou no lugar do presidente da Força-Tarefa da entidade mundial, André Friedheim, presidente da ABF. De acordo com Lucius, essa foi a primeira reunião da Força-Tarefa (Task-Force) do WFC que o Brasil participou como presidente.

“Discutimos a necessidade de modernizar o Estatuto Mundial, as possibilidades de gerar maior valor para os atuais membros e como atrair novos integrantes. Entendemos a importância da criação de uma união mais significativa entre Brasil e Ásia, o que colabora para uma aproximação mais significativa do mercado de franchising”, declarou.

No primeiro dia de encontro, foi realizada a reunião da Força-Tarefa com as seguintes atividades: aprovação da Ata da reunião anterior, ocorrida na Argentina em maio de 2022, além dos relatórios de Finanças, de Informação e Jurídico. As candidaturas de membros do Conselho Mundial foram analisadas e procedimentos de eleição de três membros da Força-Tarefa efetivados. Também foi proposta a criação da Secretaria de Conteúdo e discutidas possíveis reformas dos estatutos e melhorias dos canais de comunicação (todas aprovadas no segundo dia).

No segundo dia, como representante da presidência brasileira da Força-Tarefa, Lucius apresentou o que foi discutido no dia anterior.  Também foram realizadas visitas técnicas ao COEX Mall, em Seul – um shopping center subterrâneo, no bairro de Gangnam, o maior centro comercial subterrâneo da Ásia, com uma área de aproximadamente 85.000 metros quadrados – e a empresas franqueadoras, com destaque para a EDIYA Coffee. “A Coreia do Sul é um dos países com mais marcas franqueadoras e pudemos ver esse movimento intenso no COEX Mall”, afirmou.

“O mercado de franquias da Coreia está muito voltado ao desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para novos produtos e novas formas de comercialização desses produtos e operações robotizadas. A EDIYA Coffee compra café do mundo todo e não tem operação no Brasil, uma oportunidade que observamos e podemos explorar”, destacou o gerente jurídico da ABF.

Segundo dia WFC: Bruno Lucius apresenta sumário dos temas abordados no primeiro dia de reunião

Ao final, grupos de estudos foram organizados para debater temas relevantes sobre o mercado franquias. As três posições que faltavam para compor a Presidência da Força-Tarefa foram concluídas e os seguintes países foram eleitos: França, Federação Ibero-Americana de Franquias (FIAF) e Filipinas. Também foram realizadas as candidaturas para sediar as próximas reuniões: a do primeiro semestre de 2023 será nos Estados Unidos e a do segundo semestre, nas Filipinas.

Bruno Lucius reiterou, ainda, que o Brasil reforçou uma posição de destaque no Conselho e se aproximou ainda mais de países como México e Filipinas.

Foto: ABF/Divulgação