ABF marca presença na ReCon Latin America


Evento realizado em Cartagena abordou a evolução do mercado de shopping centers na América Latina

Aconteceu em Cartagena, Colômbia, entre os dias 07 e 10 de abril, a ReCon Latin America, evento organizado pela International Council of Shopping Centers (ICSC). O tradicional evento que evidencia o mercado de shopping centers na América Latina reuniu, este ano, representantes de mais de 20 países do continente latino e também da América Central.

O objetivo principal do encontro é apresentar oportunidades de negócios, discutir práticas de aprendizado e promover o networking entre os principais players internacionais. A ABF esteve, pela terceira vez consecutiva, participando da Convenção, representada por Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação.

A programação dos quatro dias do evento foi composta por palestras e paineis, que abordaram temas relevantes para o setor. Dentre os assuntos mais discutidos, estiveram os investimentos internacionais no continente como, por exemplo, o grande número de empresas europeias que planejam instalar-se, ou já estão posicionadas no mercado latino-americano de shopping centers. Um dos principais destaques foi a presença de Horst Paulmann, presidente da Cencosud, grupo varejista chileno, que abordou, em sua palestra, diversas estratégias de expansão do varejo.

Na ocasião, Ricardo Camargo participou também, como moderador, do painel “O franchising como canal estratégico para o desenvolvimento de shopping centers”. O debate contou com a participação de Ariel Rubio, CEO da ChurroMania, Carlos Carro, diretor internacional da Havana, Luis Gigena, diretor de desenvolvimento Latam do McDonald’s, William Le Sante, consultor especializado e Ricardo Marotta, CEO Latam da Yum Brands.

A ABRASCE também esteve presente com um estande na área de exposições da convenção e foi representada por Gabriela Kluppel, responsável pelo conteúdo do portal da entidade da entidade. Já Marcelo Carvalho, presidente da Ancar Ivanhoe, participou de um debate sobre o panorama e as tendências para os shopping centers.

No último dia os participantes visitaram quatro centros comerciais em Cartagena, o Caribe Plaza, Centro Comercial Paseo de la Castellana, Mall Plaza e Centro Comercial Portal de San Felipe.