ABF marca presença na feira de franquias da Colômbia

A ABF e um grupo de sete empresas brasileiras participaram da 4ª edição da FANYF – Feria Andina de Negocios y Franquicias, dentro do projeto de exportação de franquias mantido com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos. Esta é a terceira vez que a entidade participa do evento colombiano, porém é a primeira vez que franquias brasileiras expõem agrupadas dentro de um Pavilhão.

As marcas Vivenda do Camarão, D´pil, Showcolate, Global Franchise, Wizard, LupaLupa e Emagrecentro fizeram excelentes contatos durante os dois dias do evento, que contou com a presença de cerca de quatro mil visitantes. Os conceitos brasileiros chamaram a atenção do público, que demonstrou empatia com o Brasil. Outro ponto importante a ser destacado foi a procura de investidores venezuelanos pelas marcas brasileiras, para implantação no país e também na Colômbia. Os empresários brasileiros participaram de rodadas de negócios promovidas pela feira, onde puderam apresentar seus conceitos, produtos e serviços para um público bastante interessado.
 
Segundo Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, `trata-se de uma feira que vem ganhando envergadura ao longo dos anos, com a participação de várias marcas internacionais e que atrai um público pequeno, porém qualificado`. Este ano houve uma elevação da qualidade dos estandes, demonstrando a preocupação das empresas com a apresentação dos seus conceitos. Além disso, o número de expositores saltou de 60 para 90 estandes, ou seja, um crescimento de 50%. Deste total, 36 foram expositores internacionais, o que representou 40% do total de participantes.

A participação de empresas brasileiras no evento superou as expectativas da ABF, o que mostra que o franchising brasileiro está amadurecido e de olho no mercado externo. Das sete empresas participantes, a D`pil e a LupaLupa fizeram as suas estreias dentro do projeto Apex e ABF. `O mercado colombiano me surpreendeu positivamente, pois eu não conhecia o país e ele se apresentou como um grande mercado consumidor e de excelentes oportunidades`, afirmou Miguel Angel Pardo, executivo da D`pil.

Em paralelo à feira aconteceu o Simpósio Internacional de Franquias, que reuniu especialistas do setor de franquias para apresentar cases e características do setor. Na ocasião, Ricardo Camargo participou da cerimônia de abertura da feira representando a ABF e a FIAF.

Na véspera da feira a ABF promoveu visitas técnicas a importantes shoppings da cidade e a Zona Rosa, destacada região de comércio de Bogotá, que reúne importantes marcas locais e internacionais consagradas, restaurantes, cafés e casas noturnas. O objetivo desta ação foi apresentar um pouco da organização do varejo e serviços da cidade e da própria cultura para os executivos das empresas brasileiras participantes.

Segundo Rogério Feijó, gerente de relacionamento da ABF, o mercado colombiano apresenta um excelente potencial de consumo e um varejo pujante, porém carece de uma maior organização e profissionalização das atividades. `E isto a franquia brasileira tem muito a contribuir e utilizar como um diferencial competitivo` apontou.

O país atravessa um bom momento político e econômico, oferecendo, além de Bogotá, mais de 10 cidades com forte poder de consumo. Hoje já são 10 marcas brasileiras operando suas franquias no país, sendo que as duas últimas iniciaram há pouco mais de 3 meses, como é o caso da Wizard, que inaugurou uma bonita escola em Medelín e a Livraria Nobel, que abriu sua primeira unidade em Bogotá.  As outras são: Via Uno, Dumond Calçados, Morana, Totvs, O Boticário, Localiza, Cantão/Redley e Lilica Ripilica (Marisol).

A participação brasileira recebeu o reconhecimento dos organizadores da feira, que outorgou a ABF o prêmio `Líder de Mercado`, pelo desenvolvimento do Pavilhão Brasileiro.

Da esquerda para a direita: Luis Felipe Jaramillo (Presidente da FANYF), Weymar Teixeira (Showcolate), Luisa Siqueira (Wizard), Ricardo Camargo e Rogério Feijó (ABF), Meire Carvalho (5aSec), Lívia Neves (D`pil), Jurema Gama (LupaLupa) e Miguel Angel Pardo (D`pil).

O grupo da ABF contou com a participação da Diretora de Expansão e Implantação da rede 5àSec, que foi conhecer de perto o mercado colombiano, dentro da estratégia de expansão para a América Latina da companhia francesa e que será conduzida pela operação brasileira.

A presença da comitiva brasileira contou com a cobertura jornalística do programa de televisão Entrevista Cia, comandado pelo jornalista Rodrigo Barros, que vai ao ar no próximo dia 18/07, domingo, a partir das 19h30 na Rede Gazeta.

A próxima etapa do projeto de exportação de franquias terá início no próximo dia 14/07, por meio da missão de prospecção a Moçambique e África do Sul e a participação na feira FILDA de Angola, que contará com a participação da ABF e das empresas Bob`s Wizard, Global Franchise e Vivenda do Camarão.