ABF marca presença na 51ª Edição da Convenção Anual da IFA

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) participou entre 13 e 16 de fevereiro da 51ª Convenção anual da International Franchise Association (IFA), que aconteceu no MGM Grand Hotel em Las Vegas, Nevada. Segundo a organização do evento foram contabilizados cerca de 2.700 participantes.


MGM Grand Hotel em Las Vegas, Nevada

O evento serviu de palco para importantes debates, entre os quais o mais aquecido era sobre o mercado americano em recuperação. Dados apresentados revelam que houve um crescimento de 4,5% perante o ano passado no Sistema de Franchising e abertura de 20 mil novos pontos de vendas.

A ABF foi representada pelo Diretor Executivo, Ricardo Camargo, acompanhado dos especialistas Paulo César Mauro, Fernando José Fernandes, das sócias Claudia e Liana Bittencourt, do Grupo BITTENCOURT e Bernard Jeger, da Jeger Participações que representou a ABF no painel de Internacionalização sobre o Brasil.

Segundo o Camargo, o objetivo de participar desse evento é o fato de absorver conteúdo, identificar oportunidades de negócios e gerar relacionamento. `Reconhecida como o maior congresso de franchising do mundo, a Convenção Anual da IFA 2011, é um momento de muito aprendizado, excelência e motivação para os profissionais do setor. Além de contar com uma feira de fornecedores com mais de 500 stands`, completa o executivo.


Paulo César Mauro, Ricardo Camargo e Fernando José Fernandes

Em paralelo ao evento, o executivo participou de uma das reuniões de diretoria da IFA que  abordou aspectos a serem trabalhados no mercado americano, tais como: apoio aos veteranos do setor, reformulação do site da entidade, desenvolvimento de um programa na televisão com o foco no sistema de franchising, incentivo as operações de financiamento para pequenas empresas e desenvolver propagandas em aviões e jornais.

A reunião, com cerca de 60 participantes, além da presença brasileira, contou com os ilustres representantes da Finlândia, Inglaterra, Filipinas, México, Canadá e Hungria. Na ocasião, também foram apresentados o novo Presidente CEO da IFA, Jack Earle e o novo Diretor Executivo Steven Caldeira.

                      
   Presidente CEO da IFA, Jack Earle                 Diretor Executivo Steven Caldeira

ABF nos principais eventos internacionais
A representatividade das redes brasileiras de franquias na IFA é resultado da parceria da ABF com o Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior (MDIC), que atualmente visa a internacionalização das empresas de franquia do Brasil.

O Brasil possui hoje 65 redes brasileiras espalhadas em 49 países, o que representa 4,7% das marcas nacionais. A meta do projeto é expandir pelo menos 20 marcas no mercado internacional nos próximos anos. Entre os mercados definidos como prioritários pelo programa, estão: Austrália, México, Canadá, Colômbia, Espanha, Panamá, Peru e Portugal. As ações contempladas englobam desde a participação em feiras multisetoriais e segmentadas, missões comerciais, visitas técnicas e missões de prospecção de mercados potenciais, e as empresas interessadas têm total flexibilidade para escolher de quais ações querem participar.

Para o primeiro semestre a ABF já prepara a participação nos seguintes eventos internacionais: feira multisetorial Expocomer, no Panamá, de 23 a 26 de março, Franchise Expo Paris, na França, de 20 a 23 de março, ExpoFranchise, em Portugal, de 13 a 15 de abril e a feira Franquicias y Negocios, na Argentina, de 13 a 15 de maio, além da participação do diretor executivo como representante do Brasil durante a reunião do Conselho Mundial de Franquias (World Franchise Council – WFC), em Berlim, na Alemanha.

 

Redação DFREIRE